O Qatar é um pais muçulmano com pouco mais de 2 milhoes de habitantes, entre 65 a 70% são expatriados. O rendimento do pais vem exclusivamente do gás e petróleo. Não existe produção de nada. O pais tem vindo a ser extremamente afectado com a queda do preço do petróleo e vários projectos foram adiados e muitas pessoas têm sido dispensadas das empresas.
O alto PIB per capita é um bocado enviesado visto ter em linha de conta a quantidade e a velocidade de circulação de dinheiro fruto dos investimentos a ser feitos até ao campeonato mundial de 2022 mas não reflecte na prática o que se passa e a extremas desigualdades sociais no pais.
É um pais extremamente seguro e sem violência ou roubos. As situações que existem, são residuais e fortemente punidas por lei.
No Verão este país atinge temperaturas muito elevadas (cerca de 50 graus) e é grande a concentração de humidade. Entre Abril e Setembro as temperaturas rondam os 40 graus, no resto do ano o clima é bastante ameno.
As mulheres necessitam de ter cuidado com as roupas a utilizar de acordo com os princípios muçulmanos (ex: não usar ou evitar mini saias) mas não existe qualquer outra restrição
A condução rodoviária e feita no mesmo sentido que em Portugal mas o trânsito é um pesadelo na cidade, com filas intermináveis e é sempre uma incerteza saber quando ficaremos horas numa fila de trânsito.
É um pais muito caro com um custo de vida extremamente elevado em todos os aspectos. Poucas coisas acessíveis (ex: comunicações locais, carros e, por enquanto, gasolina). A compra de casa é limitada a duas zonas no pais e muito inflacionada. Como se tem de liquidar todas as dividas antes de sair do pais, a compra de uma propriedade e fortemente desencorajada. Dessa forma, paga-se facilmente o equivalente a 2,500 EUR por um pequeno apartamento de 2 quartos numa zona residencial frequentada por europeus.
Não existem voos directos para Portugal e por isso o voo mínimo e através de Frankfurt ou Istambul com a duração total entre 10 a 11 horas.
O consumo de carne de porco e álcool é feito só numa loja onde e necessário uma licença especial com autorização da entidade patronal. O álcool só pode ser consumido ou em casa ou em hotéis.
É necessário uma autorização para sair do pais passada pela entidade patronal seja em que situação for. Sem essa autorização (exit permit) não se passa no aeroporto. Ninguém está habilitado a mudar de entidade patronal sem autorização.
A comunidade portuguesa aqui no Qatar é diversificada e bastante qualificada. Não existe muito para fazer nos tempos livres e por isso e conveniente morar numa boa zona.
Existem algumas empresas portuguesas de construção com representação aqui no Qatar (ex MSF, Casais, etc).
Relativamente a outras referencia, consegue se encontrar algum vinho português (ex Papa Figos, Casal Garcia, etc).
Conheça João Camarão, Correspondente da Diáspora no Qatar
Diáspora Lusa-Laços Com Valor
Contacte-nos