O terceiro dia da visita do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas ao Canadá, foi maioritariamente dedicado ao ensino da língua portuguesa naquele país.

Na capital do Canadá, Otava, José Luís Carneiro participou a 4 de maio no II Simpósio “Ensino do Português no Canadá”. Este encontro juntou cerca de 60 professores vindos de vários pontos do Canadá. Ali, partilharam experiências e debateram estratégias para consolidar a qualidade de ensino da língua portuguesa.

À margem desse encontro, foram também entregues diplomas de proficiência no domínio da língua portuguesa a alunos luso-descendentes.

Atualmente 7200 alunos do básico e secundário e 700 alunos do ensino superior aprendem a língua portuguesa no Canadá.

O vogal do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, João Neves, celebrou também, em nome daquele instituto, protocolos com a Escola Portuguesa Luís de Camões (situada em Otava) e com a Universidade de Queens (situada em Kingston).

A Escola Portuguesa Luís de Camões oferece formação em português a crianças, jovens e adultos na região de Otava. O acordo com a Universidade de Queens, consolida a presença dos Estudos Portugueses no ensino superior canadiano, sendo atualmente cinco as universidades com as quais o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua coopera neste domínio.

O dia contemplou ainda encontros com cidadãos no Centro Comunitário Português Amigos Unidos e um jantar com comunidades de língua portuguesa no Centro Paroquial Senhor Santo Cristo, organizado pelas Embaixadas de Portugal e do Canadá em Otava. Este encontro juntou cerca de 500 pessoas, entre as quais dezenas de professores, numa manifestação de regozijo, pela importância da língua portuguesa no Mundo.

Fonte: Ministério dos Negócios Estrangeiros