Quando:
14 de Janeiro, 2017 todo o dia
2017-01-14T00:00:00+00:00
2017-01-15T00:00:00+00:00
Onde:
Universidade Católica Porto Business School
Porto Business School

A AICEP organiza um Módulo Temático dedicado ao tema “Riscos na Internacionalização”, dia 25 de janeiro em Lisboa e 26 de janeiro no Porto.   Para o informar e debater esta temática, a AICEP conta com a colaboração da Aon Portugal, da COSEC e da Ebury, bem como de empresas-testemunho que partilham as suas experiências de internacionalização no âmbito do tema em destaque.   Na atual conjuntura de globalização económica, de saturação do mercado interno e de intensificação da concorrência internacional, as estratégias empresariais assentam cada vez mais na aposta em novos mercados. Neste contexto, é fulcral o conhecimento aprofundado sobre os desafios e riscos específicos dos mercados-alvo dos processos de internacionalização das empresas, de modo a internacionalizar com sucesso.

Porquê “Riscos na Internacionalização”?

No atual contexto de globalização das economias e das tecnologias, de alargamento dos mercados e da mundialização da concorrência, bem como de aceleração do ritmo da inovação, a internacionalização constitui um imperativo para a competitividade e desenvolvimento sustentado das empresas, em particular das PME.

O fenómeno da globalização da atividade económica e o esgotamento dos mercados domésticos, a par da intensificação da concorrência empresarial induz, de forma crescente, as empresas portuguesas a ponderar o binómio riscos ou ameaças por contraposição a oportunidades de expansão geográfica das suas atividades económicas.

O crescimento através de uma internacionalização bem-sucedida implica que as empresas estejam dotadas de know-how sobre os mercados externos e ferramentas que lhes permitam aceder a conhecimentos determinantes para o seu êxito em matéria de comércio internacional. Neste contexto, é fulcral ter um conhecimento aprofundado sobre os riscos específicos e efetivos que a aposta nos vários mercados comporta para conceber planos estratégicos que permitam mitigá-los ou transferi-los.

O recurso às soluções propostas pela AON (com destaque para a ferramenta “Global Risk Management Survey”), aos Seguros COSEC com Garantia de Estado para a cobertura de riscos políticos (na dupla perspetiva da exportação e do investimento português no estrangeiro) e aos mecanismos de cobertura que a Ebury disponibiliza para a salvaguarda de oscilações cambiais indesejadas em operações com moeda estrangeira, constituem formas eficazes de superar os principais riscos subjacentes aos processos de internacionalização, assegurando o crescimento sustentável dos negócios e a rentabilidade desejada.

Não perca esta oportunidade de partilha e troca de informação e experiências com especialistas na matéria. Esperamos contar com a comparência e contributo da sua empresa!

 

INSCRIÇÕES