“Mapear, entender e valorizar o território português, de forma simples e gratuita”. São estes os objetivos do BUPi (Balcão Único do Prédio).
BUPi uma plataforma portuguesa dirigida aos proprietários de prédios rústicos e mistos, que nasceu, em 2017, como um projeto piloto em dez municípios. Segundo o governo português, atualmente este projeto está a ser expandido a todo o país, fruto do “seu sucesso”.
Através da plataforma https://bupi.gov.pt é possível conhecer o território português de forma “simples e inovadora” em quatro objetivos: ordenamento do território, valorização de recursos, identificação dos proprietários e prevenção dos incêndios.
Os cidadãos portugueses residentes na Suíça, e noutros locais do globo, podem registar as suas propriedades com o intuito de “garantir os seus direitos de propriedade”, além de auxiliar o Estado português na gestão do território rural, contribuindo, ainda, para a prevenção de incêndios no país. O registo online é gratuito e pode ser feito através da representação gráfica georreferenciada obtida no âmbito do BUPi.
De acordo com as autoridades portuguesas, o BUPi é “uma solução inovadora, assente na colaboração interinstitucional, na simplificação de procedimentos e na utilização de tecnologias emergentes, desenvolvida para dar resposta à ambição de conhecermos e valorizarmos o nosso território”.
Atualmente, todos os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro com propriedades nos 144 municípios que integram o BUPi podem usufruir do serviço, à distância, com a ajuda da tecnologia e da Internet. Através do BUPi, já foram identificadas mais de 1,6 milhões de propriedades por cerca de 254 mil cidadãos.
Fonte: Agência Incomparáveis