A Associação Lusofonia Stavanger esteve pela primeira vez representada no encontro internacional de comida do 17 de Maio em Stavanger, Noruega.

Uma bancada diferente e que foi muito bem recebida. Foi u sucesso! Adiantam as responsáveis desta Associação, que tem como principais objectivos a divulgação da língua e cultura portuguesa e o apoio na integração dos Portugueses em território norueguês

 

lusofonia_noruega.2

 

No dia 17 de Maio comemora-se a implementação da Constituição da Noruega e é uma data dedicada à juventude e igualdade.

Todo o pais vai para a rua comemorar com toda a pompa e circunstância. As figuras principais são as crianças que simbolizam o futuro.

Em Stavanger, onde a Associação Lusofonia está sediada, há um grande núcleo de estrangeiros divididos por mais de 100 nacionalidades. Este evento dá a possibilidade de certas organizações internacionais sem fins lucrativos, se fazer representar num espaço na cidade, onde podem vender comida típica do seu pais e, eventualmente, apresentar algo ligado à sua cultura

O traje mais usual é o chamado “Bunad”, tradicional das diversas zonas do pais. Aproveitando a ocasião, há muitos estrangeiros que se apresentam também com os seus trajes tradicionais e Portugal não foi excepção. Na foto, podemos ver a representante da Lusofonia Stavanger usando um fato de Lavradeira do Minho. O nosso pais ficou muito bem representado

 

lusofonia_noruega.3

 

 

Este dia 17 de Maio um dia de muito orgulho e até mesmo de um certo nacionalismo por parte dos noruegueses. A Lusofonia Stavanger, na pessoa dos seus representantes e como entidade que foi muito bem acolhida na Noruega, associa-se a esse orgulho, juntando o orgulho que têm por Portugal, mostrando quem somos e o que temos a partilhar.

 

 

A Lusofonia Stavanger é um associação sem fins lucrativos e que foi formada em 10 de Junho de 2014.  Esta associação tem como objectivos a divulgação da língua e cultura portuguesa, assim como dar o apoio que for necessaário a todos os lusitanos que aqui cheguem.

A Lusofonia Stavanger tem um bom contacto com as Lusofonias de Oslo e Bergen, estabelecendo uma aliança de inter-ajuda e cooperação.

As suas portas estão abertas para todos os falantes de língua portuguesa , mas também para todas as nacionalidades que de alguma forma tenham interesse ou alguma ligação familiar ou afectiva com a Associação.

A Lusofonia Stavanger organiza ainda diversas iniciativas que sejam do interesse de todos, e para isso conta com a participação de quem tiver disponibilidade e criatividade.