Serviços estão a ser restabelecidos progressivamente
Uma falha elétrica de grande dimensão estáa afectar, esta segunda-feira, 28 de abril de 2025, Portugal e Espanha, deixando milhões de pessoas sem eletricidade durante várias horas. A interrupção teve início pouco depois das 11h30 e impactou também algumas regiões do sul de França e o Principado de Andorra.
Segundo as informações oficiais divulgadas pela REN – Redes Energéticas Nacionais e pela Red Eléctrica de España, o incidente terá tido origem numa falha técnica na rede elétrica europeia, provocando a separação da Península Ibérica do sistema interligado europeu. As investigações continuam a decorrer para determinar as causas exatas.
Em Portugal, os efeitos do apagão foram sentidos em todo o território continental, afetando o funcionamento dos transportes públicos, como o Metropolitano de Lisboa e o Metro do Porto, que suspenderam temporariamente as suas operações. Houve também interrupções no serviço ferroviário e dificuldades nas comunicações móveis e de internet em várias zonas.
No setor da aviação, o Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, e o Aeroporto Sá Carneiro, no Porto, registaram atrasos pontuais, mas as operações foram garantidas através de sistemas de emergência. Em Espanha, o Aeroporto de Madrid-Barajas também enfrentou perturbações temporárias.
As infraestruturas essenciais, como hospitais e unidades de emergência, acionaram os seus geradores de apoio, assegurando o funcionamento dos serviços críticos.
A REN informou que, desde o início da ocorrência, foram mobilizadas equipas no terreno em coordenação com os operadores espanhóis para a reposição da energia. O fornecimento elétrico tem vindo a ser restabelecido de forma progressiva ao longo da tarde, e a normalização completa dos serviços é expectável nas próximas horas.
Este apagão recorda a importância da manutenção e do reforço das infraestruturas críticas, num contexto de crescente interligação dos sistemas energéticos europeus.
A DiasporaLusa.pt continuará a acompanhar o evoluir da situação e atualizações oficiais.