Teve hoje lugar, no Auditório do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., na Rua Rodrigues Sampaio, 113, em Lisboa, a apresentação da Plataforma de ensino a distância “Português Mais Perto”.

A sessão foi presidida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e contou com a presença do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

A Plataforma Português mais perto constitui uma nova ferramenta disponível para o ensino e aprendizagem do português, reunindo dezenas de aulas interativas para a aprendizagem da língua. Está concebida como um apoio às famílias, na sua esfera educativa, proporcionando uma experiência de estudo orientada para a aprendizagem individual e autónoma do aluno, complementada, numa segunda modalidade, com a possibilidade de dispor de apoio de um tutor.

Destina-se, sobretudo, a auxiliar as crianças e jovens que iniciaram o percurso educativo em Portugal e, agora, em virtude da emigração temporária dos seus pais, se encontram a residir no estrangeiro, tendo no seu horizonte voltar ao sistema escolar português; mas também para as crianças e jovens de origem portuguesa escolarizados no estrangeiro, para os quais foi criada a oferta de Português Língua de Herança. Resulta da colaboração entre uma editora nacional, a Porto Editora, e o Camões, I.P.

É mais um instrumento, flexível e adaptado aos contextos familiares e pessoais daqueles que reconhecem a importância de aprender português por razões de identidade, para garantir a finalidade essencial de garantir que a língua portuguesa e, portanto, a identidade nacional permaneçam vivas entre todos os portugueses, onde quer que estejam.

 

português_mais_perto

 

Aprende Português de forma simples!

A plataforma Português mais perto é disponibilizada em duas vertentes: Português Língua Materna, para alunos que frequentaram a escola em Portugal e têm no seu horizonte voltar ao sistema escolar português, e Português Língua de Herança, para alunos que sempre frequentaram a escola no estrangeiro.

Sobre a plataforma “Português Mais Perto”

Augusto Santos Silva

É mais um instrumento ao nosso dispor para garantir a finalidade essencial de garantir que a língua portuguesa e, portanto, a identidade nacional permaneçam vivas entre todos os portugueses, onde quer que estejam.”

Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros

Ana Paula Laborinho

 “A plataforma Português mais Perto apresenta uma resposta às novas necessidades de ensino do português no estrangeiro.

Ana Paula Laborinho, Presidente do Conselho Diretivo do Camões, I.P.

 

Vasco Teixeira

O desenvolvimento da plataforma Português mais perto comprova o enorme sentido de responsabilidade da editora e o compromisso que tem para com a difusão da nossa língua.”

Vasco Teixeira, Administrador do Grupo Porto Editora

 

 

 

Fonte: Instituto Camões