booked.net                                    

GRUPO ETNOGRÁFICO DO ALTO MINHO

O Grupo Etnográfico do Alto Minho foi fundado a 18 de Abril de 2000 por 19 jovens portugueses e luso-descendentes. Estes jovens reuniram-se para fundar um grupo cujo objectivo era promover as tradições e a cultura dos seus antepassados.

A primeira decisão tomada em conjunto foi a região a representar sendo o Alto Minho conhecido como a capital do folclore e como vários grupos de Viana do Castelo já se deslocaram ao Luxemburgo, estes jovens optaram por representar esta região cheia de riqueza e cor.
De logo, tiveram que optar pelo nome: após várias sugestões todos estavam de acordo comGrupo Etnográfico do Alto Minho porque este nome descreve exactamente o que o grupo representa.

Seguidamente, em conjunto decidiram quais os trajes e danças que iam representar, o que foi uma tarefa difícil porque o Alto Minho tem uma riqueza e uma variedade extraordinária no que diz respeito ao folclore.

Estes jovens tiveram que escolher os trajes e danças mais características de cada aldeia de Viana do Castelo.

Foi assim, com inspiração no Grupo Folclórico das Lavradeiras da Meadela, no Grupo Etnográfico de Areosa e no Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo entre outros que se encomendaram os trajes e se começou a escolher as danças.

Depois, veio a parte mais laboriosa; esta vintena de jovens reunindo cada um as suas ideias de como devia ser um grupo, estabeleceu os estatutos que deviam gerir esta associação.

Até à publicação dos estatutos, iniciaram-se os ensaios onde pouco a pouco se foram juntando cada vez mais jovens e adultos interessados neste projecto. Actualmente, o grupo já é composto por cerca de 45 elementos que querem juntar-se para divulgar e promover a etnografia minhota no Luxemburgo.

Depois dos trajes terem chegado de Portugal, o que era a parte essencial para fazer uma actuação, após seis meses de espera, também apareceram as primeiras propostas de actuações.

Ao longo do tempo, o Grupo Etnográfico do Alto Minho vai continuar a promover a cultura e a etnografia dos seus antepassados e vai fazendo uma pesquisa mais profunda para também dar de conhecer certos detalhes do que foi a vida nos séculos passados.

  • Endereço lOCAL DE ENSAIOS: Odéon
    10 r. München-Tesch
    L-2173 Luxembourg

Diáspora Lusa-Laços Com Valor

Contacte-nos
Contacte-nos

Para mais informações ou para esclarecer qualquer dúvida contacte-nos

Contacte-nos
Contacte-nos

Para mais informações ou para esclarecer qualquer dúvida contacte-nos

Contacte-nos
Escolha Layout de Página
Posição do Cabeçalho
Estilo de submenu