Um grupo de autarcas e empresários franceses de origem lusa estão em Lisboa, numa iniciativa promovida pela associação Cívica, e foram recebidos nos Paços do Concelho.
Fernando Medina e o vereador das Relações Internacionais, Carlos Manuel Castro, receberam em 20 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, um grupo de autarcas e empresários franceses de origem portuguesas. O presidente da autarquia sublinhou a crescente importância da comunidade francesa em Lisboa e afirmou o carácter cosmopolita da cidade, “aberta ao mundo e tolerante”.
“Hoje o investimento da comunidade francesa na capital portuguesa é muito forte e queremos que todos se sintam bem-vindos”, disse Fernando Medina, que encontra na “hospitalidade e abertura da cidade” um importante factor para que as relações entre Lisboa e França, e particularmente Paris, tenham atingido patamares de excelência.
As relações políticas com a capital francesa não foram esquecidas pelo edil, que verbera caminhos de fechamento na Europa. “Fruto do terrorismo assistimos a sinais de intolerância, racismo, exclusão e segregação um pouco por todo o lado”, diz o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que considera fundamental uma reacção combativa por parte da sociedade. “Isto é um combate de ideias, ideológico”, sublinha.
O edil considera que parte destes fenómenos, como o que aconteceu em Inglaterra com o referendo sobre a saída da União Europeia, radicam no “medo do outro, do desconhecido, na dificuldade de aceitar a diferença e na intolerância”, e considera que esse é “um combate central” para a Europa nos próximos anos.
A tolerância, o cosmopolitismo e a integração são por isso caminhos a prosseguir e Lisboa orgulha-se de ser uma cidade com essas características, aberta ao mundo, sublinha. “um sítio onde toda a gente pode encontrar a sua oportunidade para ter uma vida feliz.”
E Fernando Medina deixa ainda uma mensagem em jeito de compromisso: “De cada vez que alguém construir um muro, nós aqui queremos construir uma ponte!”
Fonte: Portal da Câmara Municipal de Lisboa
Diáspora Lusa-Laços Com Valor
Contacte-nos