O Cardeal José Tolentino de Mendonça presidiu à missa do Jubileu dos Artistas e do Mundo da Cultura, este domingo, 16 de fevereiro, no Vaticano, substituindo o Papa Francisco, que se encontra hospitalizado no Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, devido a uma bronquite.
O Papa, de 88 anos, foi internado para realização de exames e continuação do tratamento da infeção respiratória, levando ao cancelamento da sua agenda oficial durante o fim de semana. No entanto, a Santa Sé assegurou que a evolução do seu estado de saúde tem sido positiva e que a decisão foi tomada por precaução.
A escolha de José Tolentino de Mendonça, atual prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação, para presidir à cerimónia destaca o papel de crescente relevância do cardeal português na Cúria Romana. Figura respeitada na Igreja Católica, Tolentino de Mendonça tem sido uma referência na reflexão sobre a cultura e espiritualidade contemporâneas.
Na missa, realizada na Basílica de São Pedro, foi lida uma mensagem do Papa Francisco dirigida aos participantes do Jubileu da Cultura, na qual reforçou a importância da arte e da criatividade como expressões da fé e da humanidade.
O Cardeal José Tolentino de Mendonça, de 58 anos, tem sido uma das vozes mais influentes da Igreja Católica, sendo apontado como um dos possíveis candidatos ao papado num futuro conclave. A sua presença neste momento simbólico reafirma a posição de destaque de Portugal no seio da Santa Sé.
