Comemora-se hoje (22 de Abril) o Dia da Comunidade Luso Brasileira. Instituído no Brasil pela Lei nº 5.720/67 a celebração da data tem como principal objectivo fortificar os laços que unem portugueses e brasileiros

O laço é tão estreito que é impossível abordar a história do Brasil sem entrar no assunto dos portugueses, pois foram eles os colonizadores deste país. Por isso, as origens, a história em si, a construção do povo e a maneira que o Brasil aparece diante do mundo são características com influência e presença dos portugueses.

Embora não muito conhecida, essa data é bastante festejada em cidades como São Paulo.

O Dia da Comunidade Luso-brasileira, portanto, é o dia para expressar a irmandade entre brasileiros e portugueses, através de uma aliança de paz, amizade e consenso.

A origem do Dia da Comunidade Luso-brasileira reporta a abril de 1500, aquando da chegada das caravelas portuguesas, lideradas por Pedro Álvares Cabral, momento que assinala o descobrimento do Brasil.

Em 1967, então, o então presidente brasileiro Artur da Costa e Silva e o presidente português Américo Tomás, através do projeto do senador Vasconcelos Torres, assinaram a chamada Lei da Amizade (Lei nº 5.270), instituindo a data de 22 de abril como o Dia da Comunidade Luso-brasileira.

Desse modo, essa data mostra um símbolo de reconhecimento e fraternidade, pelo evento histórico do descobrimento das terras brasileiras.