As Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas têm lugar este ano em Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Coimbra e em Genebra, Berna e Zurique, na Suíça.

As Comemorações do dia de Portugal têm início no dia 9 de junho, no Memorial de Homenagem às Vítimas dos Incêndios Florestais de 2017, com a Cerimónia do Içar da Bandeira Nacional, seguida de Homenagem às Vítimas. Ao fim da manhã, será celebrada uma Missa em Figueiró dos Vinhos a elas dedicada.

Durante a tarde, em Castanheira de Pera, decorre a apresentação de cumprimentos do Corpo Diplomático ao Presidente da República, seguida de recepção. O dia       termina com um concerto e um espetáculo multimédia na Praia das Rocas, em Castanheira de Pera.

O programa de dia 10 começa em Pedrógão Grande, com a Cerimónia Militar Comemorativa do Dia de Portugal, na qual participam mais de 1300 militares dos 3 ramos das Forças Armadas.

Após a Cerimónia Militar, o Presidente da República, acompanhado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, parte para Coimbra para as celebrações dos 500 anos de Camões. Aqui visita a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra e preside à Cerimónia Evocativa dos 500 anos de Camões. O dia termina com um espetáculo musical no Páteo das Escolas.

Na manhã do dia seguinte, o Presidente da República e o Primeiro-Ministro partem para a Suíça para continuar as comemorações com a Diáspora Portuguesa residente no país.