Comemora-se hoje o 23º aniversário do Conselho Mundial das Casas dos Açores, criado no dia 13 de novembro de 1997, com a Declaração da Horta.

O Conselho Mundial das Casas dos Açores tem por objetivos congregar as Comunidades Açorianas; dar a conhecer os Açores, os açorianos e a sua cultura às populações das suas respetivas áreas de influência; defender os interesses dos Açores e dos açorianos e seus descendentes; servir de elo entre a Região Autónoma dos Açores e os países ou regiões onde permanecem e afirmar a identidade regional açoriana como parte integrante da nação portuguesa.

São membros do CMCA todas as Casas dos Açores fundadoras, bem como todas aquelas que ao longo dos anos foram aderindo ao mesmo, num total de quatorze.

A ordem de adesão ao Conselho Mundial é a seguinte:

Casa dos Açores em LisboaRio de JaneiroQuebequeNorteHilmarSão Paulo, OntárioNova Inglaterra e Algarve – 13 de novembro de 1997, Horta;
Casa dos Açores do Winnipeg e Santa Catarina – 2 junho de 2001, Porto;
Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul –  8 junho de 2003, Ponta Delgada;
Casa dos Açores do Uruguai – 1 setembro de 2011, Rio de Janeiro;
Casa dos Açores da Bermuda – 10 setembro de 2016, Corvo.

Aceda à ligação https://casasdosacores.org/ e saiba mais sobre este importante órgão, que contribui para a afirmação dos Açores e da sua Diáspora no Mundo!