A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, interveio na cerimónia de constituição da Associação de Graduados Portugueses na Suíça (AGRAPS) que decorreu no dia 14 de julho simultaneamente online e num pequeno evento presencial no Consulado-Geral em Genebra.

Esta nova associação tem entre os seus objetivos difundir as atividades e realizações da diáspora jovem qualificada, auxiliar a integração de diplomados portugueses a estudar ou trabalhar na Suíça e interagir com a comunidade portuguesa local e as autoridades locais.

A AGRAPS junta-se assim às associações de graduados já existentes em França, na Alemanha, no Reino Unido, nos países do Benelux, Escandinávia, Estados Unidos e Canadá.

Na cerimónia, os órgãos constituintes da AGRAPS nomearam ainda os membros honorários desta nova associação, entre os quais estão o Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, a Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas e, in memoriam, o Prof. Mariano Gago e o Prof. Gaspar Barreira.