O Convento de São Francisco, em Coimbra, recebeu no passado sábado dia 5 a conceituada fadista Gisela João que apresentou temas do seu mais recente album “AuRora”

Com uma voz e um timbre absolutamente singulares, Gisela João demonstrou no palco da maior sala de espetáculos de Coimbra porque é considerada uma das mais importantes intérpretes da história da música portuguesa, distinguida com inúmeros prémios, entre os quais, Blitz, Time Out, Expresso e o Globo de Ouro para Melhor Intérprete Nacional.

Num concerto brilhantemente acompanhado ao piano, viola clássica, viola baixo e guitarra portuguesa, Gisela João revelou o seu lado mais pessoal e intimista, marcas do álbum “AuRora”.

Este seu mais recente trabalho apresenta essencialmente canções originais e em que partilha a autoria das letras com outros artistas, tão diversos quanto Alberto Janes, Capicua, Hernâni Correia, João Monge, Jorge Cruz, José Fialho Gouveia, Marco Pombinho e Maro. Gisela João estreia-se também na composição, ao lado de António Zambujo, Arlindo de Carvalho, Carlos Paredes, Justin Stanton, Magda Giannikou e Michael League, repetindo-se ainda os nomes de Jorge Cruz, Marco Pombinho e Maro. 

Presença constante em palcos nacionais e internacionais, com atuações eletrizantes e inolvidáveis, Gisela João cedo se consagrou no Fado contemporâneo, seguindo a matriz tradicional, sem desvios, nem artifícios, mergulhando na sua génese, na sua autenticidade, sem excessos ou maneirismos, para que no fim se mantenha genuíno.

Em 2021, Gisela João lançou “AuRora”, o seu terceiro álbum, gravado entre Lisboa e Barcelona. Trata-se de um registo onde pela primeira vez a artista revela os seus dotes de letrista e compositora, e “canta não apenas como esperamos que cante, mas para lá de tudo o que lhe ouvimos cantar até hoje”

Promotor do concerto: Sons em Trânsito

Conheça AQUI a agenda de espetáculos do CONVENTO DE SÃO FRANCISCO