A “Ordem do Mérito Naval” recebida por Luís Faro Ramos, no grau “Grande Oficial”, é destinada a personalidades nacionais e estrangeiras, como ministros de Estado, chefes de forças navais, chefes de forças navais, chefes de Estado-maior das forças armadas e oficiais-generais das forças armadas.

O Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, foi homenageados com a Ordem de Mérito Naval, considerada a mais alta condecoração da Marinha Brasileira. A cerimónia decorreu nas instalações do Clube Naval de Brasília, sendo que Faro Ramos recebeu as insígnias pelas mãos do presidente brasileiro, Luís Inácio Lula da Silva.

O evento contou com a presença do ministro da Defesa brasileiro, José Mucio Monteiro Filho, do ministro das Relações Externas do Brasil, Mauro Vieira, além de outras personalidades, o comandante da Marinha Brasileira, o Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen que referiu que “a entrega das insígnias representa um justo tributo aos homenageados”.

Luís Faro Ramos, considera que esta homenagem é resultado do “reconhecimento do estado de excelência que atravessa” a relação bilateral entre Portugal e o Brasil, e ainda destacou que as insígnias não são atribuídas ao cidadão Luís Faro Ramos, “mas ao embaixador de Portugal”.

A Ordem do Mérito Naval é concedida por decreto do Presidente da República do Brasil, após consultar um conselho composto por diversas autoridades governamentais e militares. Juntamente com Faro Ramos, foram condecorados ministros do Governo brasileiro, entre outros nomes.

Fontes: Site e-Global