Contrariamente ao esperado, a emigração portuguesa para Angola cresceu significativamente (+32%) em 2015. Com os dados disponíveis, os efeitos recessivos da crise dos preços do petróleo ainda não se terão feito sentir naquele ano. Pelo contrário, em 2015 não só se manteve como acelerou o crescimento que se tem verificado desde 2013.

Foram pelo menos 6,715 os portugueses que, em 2015, entraram em Angola, segundo dados dos consulados da República de Angola em Lisboa e no Porto. Não está disponível informação sobre os vistos emitidos pelo consulado de Angola em Faro. Estes valores correspondem à soma dos seguintes tipos de vistos emitidos pelos consulados de Angola no Porto e em Lisboa, para portugueses em situações de emigração: privilegiado, trabalho (o mais comum), trabalho por protocolo, fixação de residência e outros (estudo e permanência temporária).

 

 

Fonte: Vidigal, Inês (2017), “Entrada de portugueses em Angola volta a crescer em 2015”, Observatório da Emigração.http://observatorioemigracao.pt/np4/5802.html