Engenheiro eletrotécnico de formação, João Duarte Carvalho foi reeleito para o terceiro e último mandato como presidente da Câmara Municipal da Lourinhã pelo PS, tendo conseguido reeditar a maioria absoluta. Em entrevista à Diáspora Lusa Magazine, apresenta os principais atrativos turísticos da Lourinhã, falando do relacionamento com as pessoas naturais da região a residir no estrangeiro, do 1.º Encontro da Diáspora Lourinhanense e as oportunidades de investimento para os empresários portugueses na diáspora.
Quais são historicamente os principais destinos da Diáspora Lourinhense?
Dos dados que se conseguem obter, sabemos que os principais 4 destinos da Diáspora Lourinhanense são Canadá, França, Alemanha e Estados Unidos, sendo que o Canadá e a França são os países em que o fluxo de emigração é maior.
O relacionamento com as pessoas naturais da região a residir no estrangeiro é um objetivo da Autarquia? De que forma se fomenta esse relacionamento?
A proximidade à Diáspora e o fomento da conservação dos valores do concelho são objetivos deste Município. A 21 de Julho deste ano (2023) organizámos o 1.º Encontro da Diáspora Lourinhanense, encontro este que teve como objetivos a promoção da proximidade com a Diáspora para reforçar a Identidade, os Valores, a Cultura e as Tradições do Município, bem como a divulgação das potencialidades económicas do Município e a sua disponibilidade para acolher projetos de investimento e desenvolvimento local.
Qual o feedback do 1.º Encontro da Diáspora Lourinhanense?
O Encontro, realizado pela primeira vez este ano, decorreu no Salão Nobre e foi também transmitido por Zoom e em direto na página de Facebook do Município. Contámos com a intervenção do Exmo. Senhor Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Dr. Paulo Cafôfo, na abertura do Encontro. Neste Encontro estiveram presentes participantes oriundos de países como França, Canadá, Estados Unidos da América, Angola, Qatar, Suíça, México, China, Inglaterra, Africa do Sul, Jamaica e Arábia Saudita, alguns dos quais manifestaram interesse em investir no concelho. Todos manifestaram ótima avaliação do evento, tendo-se formado novas redes de contacto e estreitado relações entre entidades, o que permitirá a criação de oportunidades de investimento na região, potencializando a economia local.
O Concelho da Lourinhã presenta atualmente oportunidades de investimento para os empresários portugueses na diáspora? Em que setores de atividade?
Estamos em permanente contacto com as empresas e potenciais investidores na região de forma a ajustarmos as oportunidades de investimento aos empresários que manifestam esse interesse.
Atendendo à nossa localização geográfica, temos várias áreas com potencial de investimento. Somos privilegiados por termos uma ampla zona costeira com várias oportunidades de investimento relacionado com o Mar, mas também terras férteis e bem localizadas, com forte capacidade de produção agrícola e de investimento turístico.
Privilegiamos os 3 eixos: Economia do Mar, Agricultura, Turismo.
Uma das ferramentas que dispõem para captação de investimento é a incubadora Start up. De que forma este serviço pode ser aproveitado pelos empresários emigrados?
É um serviço completo onde o empreendedor / empresário é acolhido por uma equipa técnica multidisciplinar, que fornece as melhores ferramentas para a gestão, estratégia e integração do novo negócio/empresa.
Dispomos de parcerias com entidades financeiras, politécnicos e universidades, networking nacional e internacional, que podem alavancar os projetos, seja na componente financeira, técnica, I&D, prototipagem, entre outras valências Taylor made.
Como descreve a LOURINHÃ e o concelho aos portugueses na diáspora oriundos de outras zonas de Portugal?
Descrevemos como um território de excelência, de saber receber quem nos visita, onde impera a qualidade de vida, entre a quietude de terrenos agrícolas e uma faixa costeira de 12 kms.
Ideal para visitação e fixação de residência, perto dos grandes centros de decisão, das redes viárias e aeroporto de Lisboa, torna-se bastante atrativo ao investimento para viver e/ou trabalhar.
Dispõe de todas as infraestruturas necessárias ao bem-estar e segurança de pessoas e bens, bom ambiente de negócios para atração e fixação de empresas.
Quais são os principais atrativos turísticos da LOURINHÃ que merecem uma visita dos portugueses na diáspora, sabendo nós através dum estudo do TURISMO DE PORTUGAL que eles são responsáveis por cerca de 25% dos Turistas em Portugal?
Na Lourinhã, as pegadas têm história!
Comecemos pelos dinossauros, com uma visita ao Museu da Lourinhã e ao Dinoparque, maior museu ao ar livre do país e dos maiores da europa, com centenas de réplicas em tamanho real.
A Vila da Lourinhã com a Igreja de Stª Maria do Castelo, Convento de Stª António, a Rota Urbana dos Dinossauros e tantos outros atrativos.
As belas e diversas praias que constituem os 12 kms de faixa costeira que temos para oferecer, onde também podem ser praticados desportos náuticos.
Todo o património associado à Batalha do Vimeiro e Invasões Francesas, patente no CIBV – Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.
A excelência da Aguardente DOC Lourinhã, única vínica produzida em Região Demarcada em Portugal, ombreando com as congéneres francesas Armagnac e Cognac.
Os amores de D.Pedro e Inês de Castro no Moledo, os percursos pedestres de grande beleza, tudo isto e muito mais patente no Visit Lourinhã.
Este é a 8ª Edição da revista Diáspora Lusa Magazine, um dos vários projetos desenvolvidos pela Diáspora Lusa. Como avalia a importância do desenvolvimento de canais de comunicação dirigidos aos 5 milhões de portugueses no Mundo?
A comunicação com os portugueses dispersos pelo Mundo é fundamental para a manutenção da Identidade e das Tradições locais. É de extrema importância que se desenvolvam canais de comunicação, para que seja cada vez mais abrangente o leque de pessoas a quem se consegue fazer chegar notícias e informações conterrâneas.