A Festa do Emigrante tem este ano a sua XXXI edição que irá ocorrer nas Lajes da Flores entre os dias 15 e 18 de Julho e será organizada pela Associação Cultural Lajense, com o alto patrocínio da Câmara Municipal das Lajes das Flores e do Governo dos Açores.
A Festa do Emigrante é considerado o maior evento festivo de Lajes das Flores, no qual se celebra a história, a cultura e as tradições do concelho. A organização aposta num programa adequado a esta efeméride e que possa corresponder às legítimas expectativas e exigências dos munícipes, mas que seja também um veículo importante de promoção turística deste concelho da Ilha das Flores, quer pela capacidade de atrair visitantes à ilha, quer pela apresentação de um programa que promova a cultura e património. A música e danças tradicionais, a gastronomia, as artes e ofícios tradicionais, artesanato, bem como a promoção do importante património natural e construído desta magnífica Ilha serão valorizados e apresentados a todos aqueles que participem nestas festividades.
A edição deste ano da Festa do Emigrante irá privilegiar a apresentação da cultura de Lajes das Flores, materializada no  folclore e marchas, bem como a promoção do património baleeiro da Ilha, sendo que pela primeira vez este ano irá ocorrer a regata regional de botes baleeiros incluída no programa da Festa do Emigrante.
Estão ainda previstas provas desportivas e concertos musicais. Do cartaz desta edição da Festa do Emigrante, estão já confirmados os Grupos OQUESTRADA, CAIS DO SODRÉ FUNK CONNECTION, MICAELA e URKESTA FILARMOKA, bem como o DJ SOUZA.
Na edição deste ano da Festa do Emigrante o navio de passageiros irá permanecer mais dias nas Lajes das Flores, de a sexta a segunda-feira, fruto do esforço efetuado pelo Governo dos Açores nesse sentido. A organização espera que este aumento de permanência do navio no período da Festa possa também servir de incentivo a que mais açorianos venham à ilha das Flores por altura da Festa do Emigrante.