O festival dedicado exclusivamente a Portugal, deu início no 1 de abril, na cidade de Audincourt na França, celebrando a cultura, literatura e a identidade portuguesas. A abertura do evento contou com a presença de Luís Brito Câmara, o Cônsul-Geral de Portugal em Estrasburgo, e ocorrerá até 11 de abril.

Martial Bourquin, maire de Audincourt, e Arlindo de Figueiredo Alexandre, presidente da Associação Portuguesa da região também estiveram presente na cerimônia de abertura. O objetivo do festival é não apenas celebrar, mas também solidificar os laços históricos e emocionais entre Portugal e França.

Durante o evento, o Cônsul-Geral expressou gratidão pelo apoio contínuo da Associação Audincourt à comunidade portuguesa e elogiou a realização do festival, especialmente pelo facto de ocorrer em abril, um mês que remete ao “25 de Abril” e a Revolução dos Cravos que pôs termo a uma ditadura de 48 anos, a uma guerra de 13 anos e que implementou a Liberdade, a Democracia e o respeito pelos Direitos Humanos em Portugal.

Além disso, Luís Brito Câmara aproveitou a oportunidade para parabenizar a comunidade portuguesa na Alsácia, ressaltando a importância que teve na preservação e promoção da cultura de Portugal, e ainda destacou a integração exemplar das comunidades luso-descendentes na França, que já se encontram na 3ª e 4ª gerações seguindo exemplar na integração desde dos anos 60 e 70, contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento econômico e social da França.

Por Sara Oliveira