Perante mais de 15.000 pessoas, foi assinado no âmbito da 41ª festa Franco Portuguesa de Pontault-Combault, nos arredores de Paris,  o protocolo que criou “o primeiro gabinete de apoio aos portugueses no estrangeiro”.

Trata-se do primeiro gabinete de apoio aos portugueses no estrangeiro, que em Portugal é designado por Gabinete de Apoio ao Emigrante, estabelecido em diversos municípios.
Na cerimónia de assinatura do protocolo, O Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, explicou que o objetivo é “criar uma rede de estruturas de apoio aos portugueses no estrangeiro com recurso à disponibilidade de recursos logísticos e também de pessoal da parte das câmaras municipais”.
O governante afirmou que “este é o primeiro mas outros se seguirão, não apenas em França mas em outros países da União Europeia”, indicando que há disponibilidade das câmaras municipais de Saint-Gilles, na Bélgica, de Manchester, de Stanford e Wrexham, na Grã-Bretanha.
A cooperação com os municípios estrangeiros vai permitir “um apoio administrativo do ponto de vista social, do ponto de vista de apoio às micro e pequenas empresas de portugueses que se encontram no estrangeiro e do ponto de vista da relação institucional com outras entidades da administração francesa, nomeadamente com tudo o que tem a ver com os serviços de proteção civil”, sublinhou, recordando neste contexto o grave acidente com emigrantes portugueses ocorrido em Lyon, França.
O primeiro gabinete de apoio vai ficar instalado na Associação Portuguesa Cultural e Social de Pontault-Combault (APCSPC) e a câmara municipal, presidida por Monique Dessard, vai “auxiliar no financiamento desta infra-estrutura”, acrescentou José Luís Carneiro.