Chama-se Samuel Martins, é natural de Porto de Mós e está em Seattle há três anos e meio.

Este Português é diretor-adjunto de Estratégia, Planeamento e Gestão das equipas de desenvolvimento de produtos na Fundação Bill e Melinda Gates: “Vaccine Development” e “Integrated Development”. Estas equipas apoiam o desenvolvimento de novas vacinas, medicamentos, diagnósticos e outras ferramentas. Por outras palavras, Samuel Martins tem nas mãos a responsabilidade de ajudar a decidir em que novas vacinas ou medicamentos deve a Fundação investir.

A Fundação Bill e Melinda Gates foi criada por Bill Gates, fundador e ex-presidente da Microsoft, e a sua mulher, Melinda Gates. Os fundos desta Organização sem fins lucrativos provêm de doações de privados, sendo as principais da parte de Bill e Melinda Gates e de Warren Buffet. A fundação foi criada em Janeiro de 2000 e tem a sua sede em Seattle, Washington, EUA gerindo cerca de US$ 38 bilhões. É dirigida por William H. Gates, pai de Bill Gates, e por Patty Stonesifer. Esta tem como objetivo central a melhoria das condições de vida, nomeadamente na saúde, e a luta contra a pobreza. Nos EUA a instituição pretende promover a educação e o acesso à tecnologia.

Em 20 de Julho de 2006 a Fundação anunciou a doação de US$ 287 milhões para 16 projetos de pesquisa, com o objetivo de aumentar a colaboração internacional e a troca de informações científicas com o objetivo de obter uma vacina contra a SIDA.

Foto: Jornal de Leiria