In, Portal do Ministério dos Negócios Estrangeiros: As Juntas de Freguesia de Cascais e Estoril, Castelo, Ermesinde e Lumiar serão as primeiras a fornecer os serviços do Gabinete de Apoio ao Emigrante, que têm como destinatários os portugueses ainda emigrados, aqueles que já regressaram ou que irão regressar, bem como os que pretendem iniciar um processo migratório.
Este novo modelo de Gabinetes de Apoio ao Emigrante procura valorizar a dimensão económica e empresarial do intercâmbio entre o território nacional e os emigrantes.
Desde então, foram criados 28 novos Gabinetes de Apoio ao Emigrante em Câmaras Municipais.
Cada Gabinete de Apoio ao Emigrante resulta de um protocolo de cooperação entre a Direcção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, da área de Governo dos Negócios Estrangeiros, e o respetivo Municípios ou Freguesia.
A 23 de abril deste ano foi apresentado, em Coimbra, o modelo da nova geração de Gabinetes de Apoio ao Emigrante, resultante de acordos entre os serviços dos Negócios Estrangeiros, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e a Associação Nacional de Freguesias.