Igualdade nas comunidades vai promover a importância da igualdade de género nas comunidades portuguesas na diáspora.

O Governo assinou um protocolo com o Alto Comissariado para as Migrações e com a associação Mulher Migrante para desenvolver o projeto Igualdade nas Comunidades, que tem como missão levar as políticas da cidadania e da igualdade desenvolvidas em Portugal aos portugueses que se encontram na diáspora.

«Tudo o que tem a ver com a promoção e a sensibilização para a importância da igualdade de género para o reforço da participação cívica e política das mulheres nas comunidades portuguesas nos países de acolhimento constituem as prioridades deste plano de ação», afirmou o Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, em declarações à agência Lusa.

Sublinhando a inovação deste projeto, José Luís Carneiro referiu os principais objetivos deste Projeto:

  • Reforçar a promoção da igualdade de género nas comunidades portuguesas;
  • Divulgar as políticas da igualdade de género já desenvolvidas em Portugal;
  • Estabelecer uma rede de partilha de conhecimentos e experiências concretas, dando visibilidade ao percurso de mulheres migrantes de várias gerações e em diferentes domínios da vida profissional e pública.

«Por outro lado, o protocolo pretende ainda incentivar as mulheres a participar ativamente na liderança do movimento associativo das comunidades portuguesas e na vida pública, pelo exercício dos seus direitos de cidadania», disse também o Secretário de Estado.

José Luís Carneiro lembrou a recém-inauguração, no passado dia 18 de junho, do Espaço do Cidadão em Paris, que disponibiliza 60 serviços aos portugueses que vivem em França, «numa experiência que se pretende desenvolver noutros postos consulares em todo o mundo».

«Constitui objetivo do Governo criar condições para que as políticas que se aplicam os portugueses que vivem em Portugal se possam aplicar e desenvolver junto dos portugueses que vivem fora de Portugal», concluiu.

Fonte: Página web do Ministério dos Negócios Estrangeiros