booked.net                                    

Município da Nazaré

Brasão de Nazaré

Típica vila de pescadores, sede de um pequeno município, com casario branco espalhado sobre encostas íngremes, e rodeada de enormes penhascos, a Nazaré é um dos preferidos destinos turísticos do País, que tem conseguido manter muitas das suas tradições.

Nos dias de hoje é ainda possível passear pelas ruas da Nazaré, e nomeadamente no seu aprazível paredão junto à praia, e encontrar locais albergando os típicos trajes desta vila, os pescadores vestidos com camisas de xadrez e calças pretas, e as suas mulheres com sete saiotes, muitas vezes executando as típicas tarefas piscatórias da região: a remendar as redes de pesca ou a secar o peixe sobre o areal.

No topo da Vila situa-se o Sítio, com melhor miradouro da Vila, o Miradouro do Sunerco com acesso por estrada ou pelo conhecido Elevador que executa uma agradável viagem de cerca de 110 metros. O Sítio é uma localidade muito visitada por peregrinos, com a Igreja da Nossa Senhora da Nazaré, o Hospital, o Terreiro da Romaria e o Museu Etnográfico e Arqueológico Dr. Joaquim Manso e o o Forte de S. Miguel Arcanjo, do século XVII, onde está instalado o farol. O Elevador leva a um dos locais mais emblemáticos da Nazaré: a Ermida da Memória, rezando a lenda que foi aqui que Nossa Senhora, ao ser invocada pelo alcaide D. Fuas Roupinho, o salvou de se despenhar da alta falésia, ao perseguir, a cavalo, um veado, corria o ano de 1182.
No extremo oposto da praia, encontra-se a Pederneira, que foi durante os séculos XII e XIV um porto de mar, onde existiu um dos estaleiros mais activos do reino de Portugal.

Na Vila existem outros monumentos dignos de registo, como o Pelourinho, o edifício dos Paços de Concelho e a Igreja Matriz da Nossa Senhora das Areias do século XVI e a Igreja da Misericórdia do século XVII.
Uma praia espectacular localizada na própria vila, o casario branco dos pescadores e enormes penhascos sobre um mar de um azul intenso fazem desta vila piscatória um destino turístico de eleição, sobretudo devido às suas características tradicionais, ao comércio do mais variado Artesanato regional, à imensa oferta de Restauração e de Alojamento para todos os bolsos, e à conceituada Gastronomia, baseada sobretudo em frescos produtos do Mar.

Cinco edifícios e espaços públicos da Nazaré já podem ser vistos de vários ângulos, em visitas à distância, a partir do portal da Autarquia.

Resultado de uma parceria da Câmara Municipal da Nazaré com a Inside View, já é possível aceder a panorâmicas de algumas das paisagens e monumentos mais deslumbrantes da vila, como o Forte de S Miguel Arcanjo, o Mercado Municipal, a Pedralva, a Biblioteca Municipal e o Estádio do Viveiro da Praia da Nazaré.

Trata-se da primeira fase de uma parceria que permite visualizar em 360° (com recurso à tecnologia Google Street View) a riqueza patrimonial e arquitetónica, interior e exterior, de edifícios públicos, espaços municipais ou património da Nazaré.

O objetivo é ampliar a oferta a outros equipamentos para, assim, dar a conhecer o valioso património existente no concelho, tornando-o como mais um fator de atração de visitantes, pelo mundo.

As imagens a 360º vieram revolucionar a imagem digital e são hoje uma experiência interativa, através da qual o espetador deixou de ser um agente passivo para passar a interagir com o que visiona.

No portal da Câmara também estão disponíveis outros pontos de interesse, nomeadamente o património e a natureza.

    Saiba Mais >

Monumentos e Património

A pesca e o turismo foram as duas atividades económicas que definiram o crescimento e o desenvolvimento da Nazaré.

A Nazaré é uma terra que promove paixões e encontros com olhares que descrevem uma vivência muito própria das gentes do mar, com a natureza, com a cultura de uma comunidade reforçando o desejo de voltar mais uma vez.

Todo este enquadramento permitiu que muitos dos que por aqui passaram e ficaram encantados com a beleza da paisagem, da praia, das cores dos trajes, do tipicismo das gentes, da luz que brilha e que faz reluzir os azuis do mar e os rostos de homens e mulheres.

Stanley Kubrick, Edouard Boubat, George Pickow, Bert Hardy, Reg Birkett, Bill Perlmutter, Leon Levinstein, Louis Stettner, Henri Cartier-Bresson, Tavares Crespo, Álvaro Laborinho, José Maria Carvalho Júnior, Artur Pastor, Lança Cordeiro, são alguns dos nomes que conseguiram parar o relógio e captar imagens de extrema beleza que retratam a vivência de uma época e de um povo.

A Nazaré, ainda hoje, é uma musa inspiradora para quem aqui passa.

O mar mantém-se uma forte fonte de inspiração e de criatividade na arte da construção naval, na navegação, na pesca, no artesanato, no folclore, no traje, na pintura, no desenho, na fotografia, no cinema, no teatro, na literatura e lazer.

Saiba Mais >

  • Endereço Av. Vieira Guimarães, 54 Apartado 31, 2450-951 NAZARE

Diáspora Lusa-Laços Com Valor

Contacte-nos
Contacte-nos

Para mais informações ou para esclarecer qualquer dúvida contacte-nos

Contacte-nos
Contacte-nos

Para mais informações ou para esclarecer qualquer dúvida contacte-nos

Contacte-nos
Escolha Layout de Página
Posição do Cabeçalho
Estilo de submenu