booked.net                                    

Município de Ourém

Brasão de Ourém 

Ourém é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro, é uma cidade próspera, antiga – tem um castelo – e moderna, com avenidas extensas.

Ali repousa o Castelo de Ourém, com data de fundação imprecisa, mas certamente muito antiga porque em 1178 já se falava de um castelo com planta triangular. Este monumento nacional, exemplar no domínio territorial, seria a alma do burgo amuralhado e erguido no alto do morro de Ourém, por sua vez agraciado ainda com um Palácio, uma Igreja Colegiada e Cripta, Fonte Gótica, Pelourinho, ruas estreitas e paredes caiadas.

O terramoto de 1755 abateu-se fortemente sobre o velho burgo, arrasando-o quase por completo e as invasões francesas também não deixaram o concelho ileso. Mas o espírito dedicado e as mãos laboriosas dos seus habitantes devolveram-lhe um semblante rejuvenescido. Em 1841 a sede de concelho era transferida para o sopé do morro, que em 1991 recebeu o título de cidade juntamente com a antiga Ourém, passando ambas a constituir o coração do concelho.

Hoje Ourém é composto por duas cidades (Ourém e Fátima), três vilas (Caxarias, Freixianda e Vilar dos Prazeres), 18 freguesias e recomenda-se vivamente!

Se tiver oportunidade, não deixe também de visitar o Museu de Ourém, o edifício associa-se à história das Aparições de Fátima por ter acolhido os três videntes, Jacinta, Francisco e Lúcia entre 13 e 15 de Agosto de 1917. Essa ocorrência teve como mediador Artur Oliveira Santos, figura da história local que ocupava o cargo de Administrador do Concelho, e por isso interferiu no fenómeno religioso interrogando as crianças e alojando-as em sua casa.

Tendo resultado da vontade e esforço conjuntos da ACISO - Associação Empresarial Ourém-Fátima e da Câmara Municipal de Ourém, o Centro de Empresas de Ourém (CEO) tem como principal atribuição a promoção e o acompanhamento a novas Microempresas que possam vir a resultar da concretização de Ideias e/ou Projetos inovadores e com potencial económico para vir a contribuir para o desenvolvimento e a diversificação do tecido empresarial no Município de Ourém.

O Centro de Empresas de Ourém permite a inserção num ambiente integrado e vocacionado para o desenvolvimento empresarial, que proporciona as condições julgadas necessárias à obtenção do sucesso na fase inicial dos projetos.

Para a concretização do Centro de Empresas de Ourém (CEO), foi celebrado, entre o Município de Ourém e a ACISO - Associação Empresarial Ourém-Fátima, um Protocolo de Cedência das Instalações afetas ao Piso 0 (zero) do Edifício do Mercado Municipal Manuel Prazeres Durão, tendo a ACISO ficado responsável pela sua gestão e dinamização.

Investir em Ourém - Saiba Mais >

  • Endereço Praça do Município, 11, 2490-499 OURÉM

Diáspora Lusa-Laços Com Valor

Contacte-nos
Contacte-nos

Para mais informações ou para esclarecer qualquer dúvida contacte-nos

Contacte-nos
Contacte-nos

Para mais informações ou para esclarecer qualquer dúvida contacte-nos

Contacte-nos
Escolha Layout de Página
Posição do Cabeçalho
Estilo de submenu