A Diáspora Lusa acaba de lançar a 8ª edição da Revista DIÁSPORA LUSA MAGAZINE, desta vez dedicada à África do Sul, país onde a Comunidade Portuguesa está muito bem integrada.

Confira aqui todos os conteúdos da 8ª edição da DIÁSPORA LUSA MAGAZINE

A DIÁSPORA LUSA é uma Plataforma de Comunicação, Global, Multicanal sobre Portugal, as suas Comunidades Portuguesas assim como dos Países de Língua Portuguesa. Plataforma Multicanal Global, pois engloba um Portal Digital de Informação, Notícias e Serviços www.diasporalusa.pt e uma Revista trimestral DIÁSPORA LUSA MAGAZINE editada em papel, assim como a presença nas redes sociais – Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin.

A Diáspora Portuguesa com os seus cerca de 5 Milhões de Portugueses e Lusodescendentes no Mundo, têm aqui no nosso Portal à distância de um clique informações sobre Portugal e as suas Comunidades por forma a encurtarem distâncias com Portugal e com a sua Língua e Cultura. Desde informações variadas sobre Instituições Portuguesas, Embaixadas e Consulados, Municípios e Regiões Portuguesas, Turismo, Empresas e Ensino à Língua Portuguesa temos nas nossas Plataformas alojados todas as instituições portuguesas ( Nacionais, Regionais e Locais ) por forma a que qualquer Português no estrangeiro possa aceder num único endereço – https://www.diasporalusa.pt/ – Ver PLATAFORMAS a estes organismos. Com a nossa Plataforma DIÁSPORA INVEST proporcionamos informações das condições de investimento em Portugal assim como as oportunidades/Legislação e incentivos para o fazerem.

Com remessas anuais das suas poupanças de cerca de 3,9 mil milhões de euros, são os Portugueses residentes na nossa Diáspora o maior ativo nacional, assim como já o são hoje, os nossos maiores investidores dos Concelhos em Portugal, Madeira e Açores.

Os Municípios e Regiões Portuguesas têm no nosso Portal e Revista oportunidades únicas de estrategicamente se promoverem por forma a capitalizar os seus territórios de projetos empresariais inovadores que são fundamentais para o desenvolvimento do nosso interior e ilhas, pois ao fixarem empresas, promovem igualmente a fixação de emprego e o rejuvenescimento do território. Mecanismos como “ Obtenção do estatuto de Investidor da Diáspora “ e da “ Marca de Investimento da Diáspora” promovidos pelo GAID – Gabinete Apoio ao Investidor da Diáspora do Governo, em estreita ligação com os GAE – Gabinete de Apoio ao Emigrante sediados nos Municípios são o garante duma frutuosa estratégia de captação de investimento para os investidores da Diáspora nos nosso territórios.

Referir aqui também, que temos alojados no nosso Portal os “Orgãos de Imprensa Regionais Portugueses e as Televisões Regionais – DIÁSPORA TV, por forma a que os Portugueses no estrangeiro através da sua consulta, tenham acesso direto às notícias das sua regiões de origem.

Na nossa Revista DIÁSPORA LUSA MAGAZINE temos uma Linha editorial diferenciada, pois privilegiamos por cada edição uma Comunidade Portuguesa por excelência como garante deste projeto editorial único no panorama da nossa Comunicação Social da Diáspora.

Sendo certo que há mais contactos da Diáspora com Portugal do que de Portugal com a nossa Diáspora, impõe-se à DIÁSPORA LUSA MAGAZINE aprofundar o seu conhecimento para assim assegurar a unidade.

A DIÁSPORA LUSA com estas Plataformas Multicanais de Informação , Notícias e Serviços e com a Revista DIÁSPORA LUSA MAGAZINE propõe-se assim , abranger diariamente um Público alvo de cerca de 5 milhões de Portugueses espalhados pelo Mundo e desta forma carimbar o nosso lema de que … ” Não somos só 10 milhões de Portugueses, mas sim…Somos 15 Milhões de Portugueses no Mundo…e um só Coração !

O Reino Unido lidera, há uma década, os destinos dos emigrantes portugueses, seguindo-se a Espanha, Suíça, França e Alemanha.

O Brexit tornou mais difíceis as entradas naquele que era o principal destino da emigração portuguesa nos anos pré pandémicos mas em nada abalou as relações económicas entre ambos países – depois de Espanha, o Reino Unido é o cliente que mais beneficia de bens e serviços portugueses, com um saldo favorável ao nosso país de 10,9 mil milhões de euros.

Portugal continua a ser para os britânicos, segundo palavras de Chris Sainty, Embaixador do Reino Unido no nosso país, “(o) segundo contingente de residentes estrangeiros em Portugal”.

Para além do clima, da hospitalidade e das boas condições sociais e económicas que os britânicos encontram em Portugal, os vinhos da Madeira e do Porto há muito tempo que fazem parte dos hábitos gastronómicos dos súbditos de Sua Majestade, Rei Carlos III, e agora, no Café de Nata, aberto há sete anos em Londres, os londrinos podem deliciar-se com os pastéis de natas e bicas, como se estivessem em Portugal.

É também na capital inglesa que se encontra a primeira escola lusa-inglesa que oferece um ensino em dois idiomas. Marta Correia, diretora daquele estabelecimento de ensino público, fala-nos um pouco da sua experiência enquanto responsável pelo bom funcionamento do local.

Desejamos aos nossos leitores boas leituras e uma viagem agradável pelo Reino Unido!