Tal como já sucede desde há algum tempo, este ano o espectáculo de fogo-de-artifício do 4 de Julho volta a estar a cargo da empresa luso-americana Pyro Spectacular by Souza, com sede em Rialto, na Califórnia.

O feriado do 4 de Julho assinala o Dia da Independência dos Estados Unidos da América e é considerado a maior comemoração do género neste país. Este ano os armazéns Macy’s, a maior loja do mundo, vão assinalar o 40.º aniversário do espectáculo de pirotecnia que ficará a cargo da Pyro Spectacular, empresa com mais de 100 anos de existência e que é já uma referência nos Estados unidos da América e em todo o mundo.

A Pyro Spectaculars by Souza é uma empresa de sucesso que conta a história do caminho de cinco gerações de uma família para o sonho americano.

Tudo começou com o Português Manuel Sousa (mais tarde, o nome da família foi americanizado de Souza). Depois de emigrar para a área da Baia de San Francisco no início do ano de 1900, Manuel Sousa rapidamente começou a ganhar reputação enquanto artista criador de fogos-de-artifício para as celebrações da comunidade portuguesa local. Na altura, compareciam multidões na Saint Português Day e na Festa do Espirito Santo e todos ficavam encantados com o talento de Manuel Sousa e com a qualidade dos espectáculos. Em pouco tempo, toda a família ficou envolvida nesta actividade e a criação dos fogos-de-artifício era feita a partir da sua casa.

Depois de décadas de sucesso, com espectáculos pirotécnicos em todo o mundo, Manuel confiou os segredos da pirotecnia ao seu filho Alfred que, graças à sua formação na área da química, não só assegurou a continuidade do negócio da família como enriqueceu ainda mais os espectáculos sendo considerado uma pessoa muito à frente do seu tempo com composições de cores brilhantes.

A terceira geração surgiu na década de 50 com Bob, o filho de Alfred. Nesta altura a empresa começou a fornecer espectáculos pirotécnicos para as celebrações do 4 de Julho ao longo dos anos 1950 e 1960. Em 1976, Bob exibiu os seus talentos, na estreia da realizações pirotécnicas inovadores para o Bicentenário americano. Três anos depois, ele viria a criar a Pyro Spectaculars by Souza, que marca início de uma empresa de pirotecnia moderna.

Desde o seu humilde início em festivais de rua locais, esta actividade, até aí familiar, acabava por se tornar numa das maiores e mais conceituadas empresas de fogo-de-artifício do mundo.

Entretanto, Bob desenvolveu esforços no sentido de manter sempre um elevado nível de segurança aos seus espectáculos pirotécnicos. Começou a usar tecnologia inovadora, criando sistemas de disparo eléctrico, formação de pessoal especializado e até mesmo de bombeiros. A criação e desenvolvimento de muitas das normas de segurança estaduais tem, em certa medida, o contributo de Bob. A sua experiência, reputação e influência sobre a indústria levou-o a ocupar por duas vezes o cargo de Presidente da Associação Americana de Pirotecnia.

Em 1989, a quarta geração da dinastia de pirotecnia Souza teve lugar com Jim, que viria a ocupar o cargo de presidente e CEO da Pyro Spectaculars. Sob sua liderança, a empresa revolucionou os métodos de coreografia e disparo de precisão, proporcionando entretenimento para os maiores eventos do mundo.

Sob a direção de Jim, a Pyro Spectaculars criou os famosos Concerto Sky e Pyro Musicals. Actualmente, estes conceitos são populares em todo os EUA e uma referência para grandes eventos a nível mundial.

Por mais de 20 anos, o irmão de Jim viria a supervisionar as celebrações do 4 de Julho levadas a cabo pelos armazéns Macy`s em Nova Iorque, que é considerada a maior feira do Dia da Independência no mundo e aina hoje se mantém.

A irmã de Jim e o seu marido Ian Gilfillan-Vice-Presidente Executivo e Gerente Geral da empresa têm viajado pelo mundo, divulgando a marca Souza.

A próxima geração de “Souzas” está actualmente a dar continuidade aos sonhos dos seus ascendentes no campo dos fogos-de-artifício.  Os filhos de Jim, Paul e Christopher, estão a trabalhar com a empresa para avançar a tecnologia na indústria de fogos de artifício, utilizando sistemas de queima informatizados e gestão da produção high-end. Os filhos de Ian, Kevin e Mateus, também estão a trabalhar com a empresa como produtores.

Apesar de tudo, a Pyro Spectaculars by Souza continua a ser uma empresa familiar, assim como foi quando os membros da família ajudaram Manuel Sousa a preparar os seus fogos de artifício em sua casa. Criada por um Português, a Pyro Spectaculars by Souza é hoje considerada uma das maiores e mais respeitadas empresas de Fogo de Artifício do mundo e uma importante referência nesta área.

Como referem no site de internet da empresa, “Out of the past and into the future: We look back with pride at our heritage. From community events to shows on the world’s largest stages, the Souza family’s commitment to excellence continues. Now we’re committed to making the best fireworks shows in the world even better. We’ll continue to push the possibilities of what is possible with fireworks in our quest to bring entertainment to people around the world. It’s our way of providing joy to people on every continent. It’s why we are the fireworks ambassadors of the world.”