Manuel Carvalho é natural de Tamengos, concelho de Anadia e reside nos Estados Unidos da América, em Mineola, Nova Iorque, há mais de 35 anos.

Foi este Português que, ao saber das dificuldades financeiras que a corporação de bombeiros voluntários da sua terra atravessava, decidiu ajudar. E, se bem pensou, melhor o fez… Organizou uma festa na cidade norte americana onde reside tendo conseguido angariar uma quantia de cerca de 25.000 dólares que entregou à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA).

Este evento decorreu durante um jantar que se realizou no restaurante Churrasqueira Bairrada Rodízio que contou com a presença de uma delegação vinda de Portugal, integrada pela presidente da câmara de Anadia, Teresa Cardoso, o vice-presidente da AHBVA, José Cruz, pelo elemento do Conselho Geral da mesma entidade, Carlos de Oliveira e pelo auxiliar António Mariz e ainda a cônsul-geral de Portugal em Nova Iorque, Manuela Bairos, o vice-presidente da câmara de Mineola Paulo Pereira, os vereadores Dennis Walsh, George Durham e Paul Cusato, o ex-senador estadual Jack Martins, o chefe do Mineola Fire Department Jeff Clark e o subchefe Brian Santosus.