Encontro Próximo com a Comunidade Portuguesa
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, reuniu-se em Liubliana com a comunidade portuguesa residente na Eslovénia.
Num encontro marcado pela proximidade e pelo diálogo direto com os participantes. Com cerca de uma centena de portugueses a viver no país, o chefe de Estado destacou a dimensão reduzida da comunidade, permitindo um contacto mais próximo.
“Como não é uma comunidade muito numerosa, dá para falar um a um“, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, dirigindo-se aos cerca de 70 portugueses presentes, entre residentes e estudantes de Erasmus. O encontro serviu para ouvir as preocupações e experiências da diáspora num país onde a presença portuguesa ainda é limitada.
A conversa estendeu-se também a temas internacionais, com o Presidente a reforçar a importância da união entre os aliados europeus e o apoio à Ucrânia. “As nossas fronteiras são as fronteiras da Ucrânia, da Eslovénia, daqueles países que são nossos aliados”, sublinhou.
A visita de Marcelo Rebelo de Sousa à Eslovénia insere-se num esforço de fortalecimento das relações entre os dois países, mas começou com um gesto de reconhecimento e valorização dos portugueses que vivem e estudam no país.