O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi recebido em São Paulo num jantar que reuniu cerca de 400 convidados, oferecido pela Câmara de Comércio Portuguesa.
O evento inseriu-se no âmbito da visita oficial do Presidente da República ao Brasil por ocasião dos Jogos Olímpicos.
O Presidente defendeu neste jantar que “as Câmaras de Comércio têm um papel fundamental a desempenhar nas relações entre Portugal e o Brasil”, mas que vai ser preciso definir o seu estatuto jurídico. “Para se saber exactamente quais são os seus fins, quais são os seus poderes, como se podem mover no direito do Brasil e no direito de Portugal”, rematou o Chefe de Estado português.
Marcelo Rebelo de Sousa destacou também a “oportunidade bilateral única” no momento actual que Portugal e o Brasil atravessam, sublinhando que “o Brasil está a sair de uma recessão económica e vai sair. Portugal está a sair de uma recessão económica e vai sair. Pela primeira vez há muito tempo não há um contraciclo entre Brasil e Portugal. Há agora uma oportunidade bilateral única”. Mostrando-se muito optimista com os sinais de crescimento da economia brasileira, o Presidente da República considerou que estes sinais podem significar um “aumento de comércio” entre o Brasil e Portugal, aconselhando “as empresas portuguesas a investir no Brasil”.
Conscientes deste momento de viragem no Brasil, a Câmara de Comércio e a PPCC organizam em parceria com a Câmara Portuguesa de São Paulo, uma missão empresarial ao Estado de São Paulo, de 24 a 30 de Setembro. Consulte aqui o programa completo desta missão.
Diáspora Lusa-Laços Com Valor
Contacte-nos