Celebra-se hoje, dia 10 de Junho, o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas e até o conhecido motor de busca GOOGLE assinala esta data com uma imagem alusiva a Portugal. Ao entrar no site www.google.pt de imediato encontrará uma imagem com as cores nacionais e, entre elas, um castelo.
As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas são celebradas por todo o país, mas só as Comemorações Oficiais são presididas pelo Presidente da República e muitas outras individualidades como o Primeiro-ministro, os Embaixadores e outras personalidades. As comemorações envolvem diversas cerimónias militares, exposições, concertos, cortejos e desfiles, além de uma cerimónia de condecorações feita pelo Presidente da República.
Este ano, e de forma inédita, as comemorações dividem-se entre Lisboa, e Paris, onde o Presidente da República, permanecerá até dia 12. Marcelo Rebelo de Sousa irá condecorar ainda cinco emigrantes portugueses, uma luso-descendente e três franceses que se destacaram na comunidade lusa na capital francesa. Margarida de Santos Sousa, Manuela Gonçalves, José Gonçalves e Natália Teixeira Syed recebem esta sexta-feira, na Câmara Municipal de Paris, o grau de Dama/Cavaleiro da Ordem da Liberdade. Estas pessoas prestaram auxílio a vítimas dos atentados de 13 de novembro em Paris, quando abriram os portões dos seus pátios para abrigar os sobreviventes e ajudaram a prestar os primeiros socorros a dezenas de pessoas.
Ao longo da sua visita a Paris, o Presidente distinguirá outras personalidades que se destacaram na comunidade lusa da capital francesa. O fotógrafo que mais retratou os bairros de lata portugueses em França nos anos 60 e 70, nascido no Haiti há 89 anos (mas com nacionalidade francesa) Gérald Bloncourt, vai receber a ordem de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique. Joaquim Silva Sousa, Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Paris, vai ser agraciado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, por se tratar de uma personalidade consensual que reúne o respeito e admiração da comunidade portuguesa em Paris, devido às actividades que desenvolve no seio da Santa Casa. O grau de comendador da ordem de Mérito também vai ser atribuído ao empresário Valdemar Francisco, de 62 anos, que está a ajudar a construir um monumento de homenagem a um antigo autarca francês pela ajuda prestada aos imigrantes portugueses no bairro de lata de Champigny.
Louis Talamoni, antigo autarca de Champigny, vai ser condecorado a título póstumo com o grau de comendador da Ordem da Liberdade, por “durante largos anos, a partir de 1956 e até 1972, data da extinção do bidonville” ter procurado “com grande determinação e uma inegável coragem, minorar o sofrimento de todos os que viviam no bairro de lata”. Também o atual Presidente da Câmara de Champigny, o francês Dominique Adenot, vai receber o grau de Comendador da Ordem do Mérito, por “ter demonstrado um especial interesse e empenho junto da comunidade portuguesa e lusodescendente do município que dirige”.
Marcelo Rebelo de Sousa defende que “No dia 10 de Junho, esta é a minha visão, devem ser condecorados aqueles que no quadro militar ou civil tiveram actuações que se aproximam da ideia de heroísmo ou de bravura. Depois há muitos outros que têm comportamentos que merecem ser galardoados e o ano tem mais 364 dias”,
Desde 1977 dezenas de cidades já receberam as comemorações do 10 de Junho, oito delas não capitais de distrito. Todos os anos, o Presidente da República Portuguesa elege uma cidade para ser sede das comemorações oficiais.
Diáspora Lusa-Laços Com Valor
Contacte-nos