O Município de Celorico de Basto, através da Comissão de Geminação e Relações Internacionais, está a proceder a uma recolha fotográfica que retrate a emigração desde o início do Séc. XX até aos dias de hoje.

A abertura da exposição decorrerá no dia 12 de agosto, pelas 18h30, e contará com a apresentação do livro “o Olhar de Compromisso”, do e pelo autor e fotojornalista Gérard Bloncourt, que imortalizou a emigração.

Esta recolha acontece no âmbito das comemorações dos 10 anos de geminação entre Celorico de Basto e Houilles.

O Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva, diz tratar-se de uma forma de “valorizar os nossos emigrantes que tanto amam esta terra”. O autarca vê esta recolha fotográfica como “um meio de eternizar momentos de homens e mulheres que partiram pelo mundo fora à procura de melhores condições de vida. Serão memórias partilhadas com a comunidade” disse.

De facto, esta recolha fotográfica procurará realçar todos os momentos que os emigrantes entendam como importantes na sua odisseia.

Um retrato de momentos variados marcados por emoções. A apresentação do livro “O Olhar do Compromisso” de Gérald Bloncourt vem dar um brilho especial a uma exposição que pretende também, imortalizar a imigração local.

Fonte: site do Município de Celorico de Basto