Face à propagação de uma nova variante do vírus SARS-CoV-2, o Governo português impôs algumas restrições aos voos oriundos do Reino Unido.

Assim, de acordo com as informações disponibilizadas na plataforma portugal.gov.pt, o Governo determinou as seguintes medidas, em vigor a partir das 00h00 de dia 21 de dezembro, segunda-feira:

– Apenas são autorizados a entrar em território nacional os passageiros de voos provenientes do Reino Unido que sejam cidadãos nacionais ou cidadãos legalmente residentes em Portugal;

– Estes passageiros têm de apresentar, à chegada a Portugal, comprovativo de realização de teste laboratorial para rastreio da infeção por SARS-CoV-2, com resultado negativo;

– Os cidadãos que não sejam portadores de comprovativo de realização de teste laboratorial com resultado negativo são encaminhados pelas autoridades competentes, à chegada a território nacional, para a realização do referido teste no interior do aeroporto, através de profissionais de saúde habilitados para o efeito;

– Neste caso, os cidadãos terão de ficar em isolamento nos termos definidos pelas autoridades de saúde. 

Esta medida será atualizada de acordo com a evolução da situação.  

Em Portugal, não se confirma a circulação desta variante do SARS-Cov-2 identificada no Reino Unido, de acordo com os dados obtidos até ao momento pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge que já englobam análise de amostras do mês de novembro e da segunda vaga.

A mutação no SARS-CoV-2 propaga-se de forma mais rápida e, segundo alguns peritos, pode ser 70% mais contagiosa.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, apresentou este sábado novas restrições no Reino Unido. Várias zonas, como Londres, estão em confinamento, mesmo durante a época festiva do Natal, para travar potenciais infeções da nova variante.

Nas últimas horas, alguns países europeus já suspenderam as ligações aéreas e ferroviárias com o Reino Unido. Depois de uma reunião de emergência de Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, este domingo, com representantes dos 27 Estados-membros, a União Europeia poderá estar a preparar uma posição conjunta para suspender os voos para aquele país.

Vacinas são eficazes contra nova estirpe do vírus, diz ministro alemão

Especialistas da União Europeia acreditam que as vacinas existentes contra o coronavírus são eficazes contra a nova estirpe de rápida disseminação identificada na Grã-Bretanha, disse o ministro da saúde da Alemanha neste domingo.

“De acordo com tudo que sabemos até agora,” a nova variante “não tem impacto nas vacinas”, que continuam “tão eficazes” quanto eram, disse Jens Spahn à emissora pública ZDF, citando “conversas entre especialistas de autoridades europeias”.

UE com reunião de emergência na segunda-feira para discutir nova variante

Os Estados-membros da União Europeia (UE) vão reunir-se de emergência na segunda-feira de manhã para discutir a nova variante da covid-19 descoberta no Reino Unido, visando coordenar as respostas comunitárias.

A informação foi avançada pelo porta-voz da presidência alemã da UE, Sebastian Fischer, que numa publicação na sua conta oficial da rede social Twitter indicou que a Alemanha “convidou os Estados-membros para uma reunião urgente do Mecanismo Integrado da UE de Resposta Política a Situações de Crise para amanhã [segunda-feira]” de manhã.

O Mecanismo Integrado da UE de Resposta Política a Situações de Crise (IPCR) foi ativado pela primeira vez no âmbito da pandemia de covid-19 em janeiro deste ano, ainda na então presidência croata da União, para os países partilharem informações entre si.

Leia mais aqui