Na terça-feira, 30 de abril, a ONG luso-venezuelana Regala una Sonrisa abriu as suas portas à solidariedade ao inaugurar a sua nova sede “El Hogar de los Angeles”, um ano e três meses após a Gala Solidária de janeiro de 2023, evento que serviu para angariar fundos para a construção do lar.

Esta nova sede da ONG está localizada no sector de Artigas, a sudoeste da cidade de Caracas, a Direção da instituição, presidida pelo luso-venezuelano Francisco Soares, voluntários e beneficiários receberam o Embaixador de Portugal na Venezuela, João Pedro Fins do Lago, funcionários do Consulado Geral de Portugal em Caracas, e membros dos movimentos associativos portugueses no país sul-americano.

 

No início da cerimónia de abertura, o Sistema Nacional de Orquestras da Venezuela tocou os hinos nacionais da Venezuela e de Portugal para celebrar a inauguração através das portas simbolizadas entre o Embaixador de Portugal na Venezuela e Francisco Soares, que acompanharam o diplomata a cada espaço da nova casa.

Depois o Embaixador de Portugal na Venezuela João Pedro Fins do Lago, dirigiu algumas palavras a todos os presentes. E felicitou a Francisco Soares pelo trabalho que tem desenvolvido. “Há um ano e dois meses, um grande grupo de amigos que partilharam os vossos sonhos e decidiram passar do sonho à realidade”, disse Fins do Lago.

Decidiram ajudar-vos diretamente, para que este sonho se tornasse nesta casa maravilhosa e bonita, onde levam amor, calor humano, compreensão, saúde, cuidados. Aqueles cuja vida não os tratou bem”, disse o Embaixador de Portugal na Venezuela, ‘Queria dizer-te, Francisco, que deixas toda a comunidade portuguesa muito orgulhosa’, frisou.

Isto marca um ponto importante na história da comunidade portuguesa. A embaixada, a rede consular é extremamente atenta e ativa na Venezuela, mas o braço do Estado só chega até determinado ponto. O resto do caminho é feito por uma comunidade que é solidária, que se entreajuda e que se organiza através do movimento associativo”, acrescentou Fins do Lago.

Por seu lado, Jorge Gameiro, marido do Embaixador de Portugal na Venezuela, foi um dos primeiros colaboradores deste projeto e expressou a sua gratidão aos empresários e comerciantes luso-venezuelanos, “sem esta coragem não poderíamos ter iniciado o projeto e não teria sido concluído” – disse Jorge Gameiro – “E eu tenho de vos agradecer por seguirem o sonho. Eu sou apenas uma borbulha no vosso sapato” – assegurou.

 

Também, através de um vídeo exibido na televisão, Paulo Cafôfo, deputado da Assembleia da República pela Região Autónoma da Madeira, felicitou a todos os responsáveis pela criação desta casa, prevendo um grande sucesso e anunciou a sua intenção de regressar ao país para participar nos eventos realizados pela Regala una Sonrisa, tendo em conta que o político madeirense participou nas actividades e visitou a anterior sede da ONG quando era Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (2022-2024).

 

Francisco Soares, presidente da ONG, aproveitou a oportunidade para agradecer a cada uma das pessoas que colaboraram direta e indiretamente na criação deste lar. E exortou cada um dos presentes a comprometerem-se, antes do brinde inaugural, a serem melhores conterrâneos, seres humanos e a ajudarem as pessoas que precisam de uma mão amiga.

A comunidade portuguesa não está a passar bem, não está a fazer férias aqui, há necessidades muito grandes e para nós é complicado, porque os recursos são finitos, ficamos curtos para ajudar perante toda a necessidade, nstou os portugueses na Venezuela e em Portugal a ajudar os compatriotas, mas façam algo pela comunidade que tanto necessita”, vincou.

O primeiro beneficiário da ajuda oferecida por Regala una Sonrisa é Fernando Leite, hoteleiro, cidadão português de Loulé, distrito de Faro, que está na Venezuela há mais de quarenta anos. “Vivia na rua, comia do lixo, não tinha ninguém, aqui estou sozinho. Fui ao Consulado Geral de Portugal em Caracas e eles encaminharam-me para esta ONG e assim comecei a mudar a minha vida do que era para o que sou agora” – disse ele.

O Francisco Soares garantiu que os voluntários vão continuar a visitar as pessoas nas suas casas, mas que esta casa vai servir como um local de acolhimento para quem precisa. “Víamos pessoas vulneráveis e não podíamos fazer muito por elas, tínhamos que alugar um quarto, pagar um hotel”, disse.

Anteriormente, a casa da ONG Regala una Sonrisa pertencia aos familiares de Yvonne De Jesús. Nela funcionava um talho que era o sustento da família. Quando os sogros e o marido morreram, a propriedade foi deixada em nome de Yvonne De Jesus, mas foi invadida.

A Casa de Acolhimento “El Hogar de los Angeles” tem 450 metros, dezasseis quartos duplos que se traduzem em trinta e duas credenciais, bem como assistência médica privada, banco de roupa, alimentação, atendimento psicológico e o programa Anjos Lusitanos, dedicado ao atendimento da comunidade portuguesa que se encontra em situação de carência social.

De seguida, o grupo Parceiros Banda Show animou o público com música popular portuguesa do género Pimba, terminando o evento com uma partilha e a apresentação do Grupo Folclórico Internacional Luso, o mais antigo do folclore português na Venezuela, que interpretou peças de dança madeirense e minhota.

Marcos Ramos Jardim