Francisco chegou e foi acolhido pelas mãos do Presidente da República que não conteve o entusiasmo da chegada do Papa, pela segunda vez em Portugal.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu o Papa Francisco em Figo Maduro, após a sua chegada antecipada a Lisboa. O cumprimento de Marcelo foi efusivo e entusiástico.

Francisco apareceu numa cadeira de rodas, após alguns minutos da aterragem em Lisboa. O Papa foi prontamente cumprimentado por Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, e duas crianças, filhas de membros da Força Aérea, que entregaram flores ao convidado.

O chefe de Estado do Vaticano “desfilou” depois por uma passadeira vermelha, onde cumprimentou bispos e outras autoridades nacionais.

De seguida deslocou-se ao Palácio de Belém para a cerimónia de boas-vindas, na qual foi executada uma salva de 21 tiros durante o hino do Vaticano a partir da Fragata D. Francisco de Almeida.

Após as honras e parada militar em frente ao palácio, Francisco esteve na residência presidencial cerca de meia hora, seguindo depois para o Centro Cultural de Belém (CCB), para uma cerimónia com entidades oficiais, civis, membros do corpo diplomático e líderes de partidos políticos.

Do CCB, o Papa dirigiu-se para o Mosteiro dos Jerónimos, ainda em Belém, onde decorreu uma missa de vésperas com membros do clero, como bispos, diáconos e padres da Igreja Católica.

Durante a tarde, o líder da Igreja vai para a Nunciatura Apostólica, onde se encontrará com o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, e com o primeiro-ministro, António Costa.

Durante as Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ), Francisco participará de acolhimento no Parque Eduardo VII e em encontros com jovens, estudantes, bispos, representantes de centros de assistência sócio caritativa e de confissões religiosas radicadas em Portugal.

As principais iniciativas da JMJ decorrerão em Lisboa, no Parque Eduardo VII, na zona de Belém e no Parque Tejo (a norte do Parque das Nações e em terrenos dos concelhos de Lisboa e Loures).

O Papa, de 86 anos, visitará o santuário de Fátima, no sábado de manhã, onde ficará cerca de duas horas, para rezar pela paz e contra a guerra na Ucrânia.

Fonte: Sic Notícias