O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Paulo Cafofo, iniciou no dia 18 de maio, na Região Autónoma da Madeira, mais uma etapa da Missão “Ligar Portugal à Diáspora”, uma iniciativa de valorização e aproximação da diáspora ao país, assente na dinamização do relacionamento com o poder local, as empresas e a sociedade civil.

Na visita à Madeira, terra de origem da diáspora portuguesa com forte expressão em países como o Brasil, Estados Unidos, Venezuela, África do Sul, Reino Unido, Austrália, França e Alemanha, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas manteve contactos com autarcas,  o Governo Regional, o Representante da República, a Assembleia Legislativa e a sociedade civil, estabelecendo diálogo e promovendo sinergias tendo em vista o aprofundamento da valorização e proximidade das comunidades portuguesas ao país e aos locais originários.

No primeiro dia da visita à ilha, Paulo Cafofo reuniu com o Representante da República, Irineu Barreto, onde abordou “o empenho do governo em criar pontes de entendimento entre as comunidades madeirenses nas geografias onde atingem maior expressão, como a Venezuela e a África do Sul”. Reuniu também com o Diretor Regional das Comunidades e Cooperação Externa, com o intuito de insistir numa resposta do Governo Regional à “iniciativa que promoveu de protocolo de cooperação entre os dois governos em matérias relacionadas com o apoio às comunidades”.

No Dia Internacional dos Museus, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas visitou o Museu da Baleia no Caniçal, onde abordou a ligação ao New Bedford Whaling Museum, que se localiza numa cidade americana, que conta com uma grande presença da comunidade portuguesa.

Por fim, Paulo Cafofo, marcou presença em Câmara de Lobos, Calheta e São Vicente, localidades de onde são provenientes um número significativo de emigrantes na Venezuela, e assim com a comunidade pôde “abordar os avanços no reforço dos laços da comunidade à língua e cultura portuguesa, em particular o investimento na digitalização do ensino do português”. Já na Ribeira Brava com a visita ao Museu da Etnografia, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas aproveitou para “abordar os apoios disponíveis ao associativismo na diáspora, e do papel desses apoios na preservação e promoção da nossa cultura e tradições”.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas irá continuar a percorrer, ao longo dos próximos meses, concelhos do interior do país, e das regiões autónomas, prosseguindo o roteiro da Missão “Ligar Portugal à Diáspora”, que assenta em cinco dimensões: a língua e cultura; empreendedorismo e investimento; inclusão, igualdade e cidadania; redes, talento e inovação e solidariedade e mérito.

Fontes:

– Portal Diplomático

– Instagram de Paulo Cafofo