“Portugal no Mundo: Caminhos para a Valorização das Comunidades Portuguesas” é o nome escolhido pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas (SECP) Paulo Cafôfo para o conjunto de iniciativas que marcarão o mandato, junto da diáspora.

A primeira visita oficial ao estrangeiro decorre, neste âmbito, em França, país com o maior número de portugueses residentes no estrangeiro.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas passará por três das maiores cidades francesas – Paris, Bordéus e Lyon – com visitas aos respetivos consultados-gerais, bem como terá reuniões com autoridades locais (como por exemplo os presidentes de Câmara de Pontault-Combault, de Bordéus, de Cenon e de Lyon).

Além das reuniões de trabalho e dos contactos com os Cônsules-gerais, embaixadores e funcionários consulares, o Secretário de Estado Paulo Cafôfo manterá contactos com várias instituições e associações da diáspora, que conferirão uma dimensão económica e empresarial, cultural, educativa, sem esquecer o associativismo juvenil, a esta deslocação.

A visita inicia-se em Paris, cujo Consulado-Geral contabiliza cerca de 950 mil inscrições consulares, sendo o posto consular português com mais inscritos no mundo.

Depois da visita a França, o SECP prosseguirá este roteiro, com uma visita à capital britânica.

O Consulado-Geral Londres tem mais de 300 mil inscrições consulares na sua área de jurisdição, sendo o posto com maior atividade consular no Reino Unido.

Consulte aqui a agenda completa 👉https://portaldiplomatico.mne.gov.pt/…/Deslocac%CC%A7a…