Portugal vai marcar presença, de 11 a 14 de fevereiro, em Nuremberg, Alemanha, que será ponto de encontro da indústria internacional de alimentos orgânicos e cosméticos naturais.

A InovCluster – Associação do Cluster Agro-Industrial do Centro, com sede em Castelo Branco, vai organizar, através do export.i9, o pavilhão nacional de Portugal na BIOFACH. Segundo apurámos, empresas interessadas e elegíveis podem obter um financiamento de até 50%, apoio inserido na candidatura ao projeto conjunto de internacionalização 2023/2025.

O evento irá decorrer nas instalações da NürnbergMesse, centro de convenções localizado em Nuremberg, onde estarão reunidos expositores e visitantes de todo o sector dos produtos biológicos e cosméticos naturais, com intervenientes regionais, nacionais e internacionais, no qual as empresas participantes têm a oportunidade de experienciar um mercado cheio de oportunidades e uma feira repleta de ideias, inspiração e conhecimento.

A InovCluster, através do projeto export.i9, vai divulgar a participação portuguesa na BIOFACH para a qual as empresas elegíveis podem ter um financiamento de até 50%. Este apoio está inserido na candidatura ao projeto conjunto de internacionalização 2023/2025 que tem como objetivo final “o aumento do peso das vendas internacionais nas empresas da fileira agroalimentar, potenciando o incremento da visibilidade de Portugal além-fronteiras”.

 

Segundo fontes, as empresas podem, ainda, usufruir do apoio que a InovCluster fornece, através do export.i9, para se “posicionarem, de forma eficaz, nos canais online para a venda internacional, através de ferramentas e canais digitais, tais como, lojas online, adesão a marketplaces e marketing digital para colocação dos seus produtos nos mercados”.

 

Apoio para o aumento da capacidade exportadora

 

O export.i9, promovido pela InovCluster, é um projeto conjunto para o setor agroalimentar, que visa “potenciar o aumento da base e capacidade exportadora das PME da fileira agroalimentar numa lógica de indústria 4.0, através da implementação de um programa estruturado de intervenção de ações promocionais, em mercados internacionais identificados como prioritários, com a participação conjunta das pequenas e médias empresas da fileira agroalimentar”.

 

No âmbito do export.i9, as PME nacionais têm a oportunidade de beneficiar de apoios financeiros, de até 50% de financiamento (com um custo elegível máximo) para as suas participações em feiras internacionais, missões empresariais e missões inversas com maior foco nos mercados alvo de Espanha, Suécia, Alemanha, EUA, Canadá, China e Emirados Árabes Unidos. Ainda neste projeto incorporam-se outras tipologias de ações como forma de complemento às ações presenciais, tal como criação de lojas online, adesão a marketplaces e marketing digital. O export.i9 2023-2025 é cofinanciado pelo Compete2030, Portugal2030, Algarve 2030 e União Europeia no âmbito do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

 

Presença no certame

 

A participação das PME na feira, organizada pela InovCluster, inclui o aluguer de espaço; um stand individual sob o “chapéu” de Portugal (arquitetura, produção, montagem/desmontagem, decoração, transporte e logística); o transporte dos produtos para exposição na feira (com condições específicas a definir de acordo com as especificidades dos produtos a transportar); a gestão e apoio técnico no local; identificação de potenciais importadores/distribuidores no mercado alemão; integração na brochura da feira; viagem de avião Lisboa/Porto – Nuremberga – Lisboa/Porto (1 pessoa por empresa); e alojamento de 5 noites em hotel (1 pessoa por empresa).

 

“Participar na BIOFACH 2025 pode revelar-se um investimento estratégico para uma PME, já que oferece oportunidades valiosas para crescimento, inovação e expansão internacional, tornando-se assim o alcance perfeito para aumentar a visibilidade da sua marca, apresentando produtos a um público global”, afirmou Christelle Domingos, diretora executiva da InovCluster, que sublinha ainda que “estamos certos da relevância desta feira como plataforma para alavancar as exportações e a produção nacional de produtos biológicos certificados, não só para o setor primário como para a indústria como um todo, o que nos leva a organizar novamente o pavilhão nacional de Portugal na BIOFACH”.

 

De acordo com os responsáveis pela InovCluster, “as exporem na BIOFACH 2025, as empresas podem beneficiar de inúmeras vantagens como ficar a conhecer as novas tendências do setor; fechar negócios; criar novas parcerias; estar presente onde se encontram os seus concorrentes; alcançar um público mais vasto e global; e estabelecer contactos e relações com potenciais compradores”.

 

Recorde-se que a BIOFACH é considerada uma montra internacional para expor eficazmente os produtos biológicos das empresas participantes. Na última edição contou com a presença de 35.991 visitantes provenientes de 137 países e com 2.574 expositores do setor.

 

As inscrições para participar no certame já estão a decorrer e podem ser feitas através deste link: https://www.inovcluster.pt/media/ckppa1ju/ficha-de-inscricao-condicoes-de-participacao_biofach-25.pdf ou no site da InovCluster em: https://www.inovcluster.pt/proximos-eventos/biofach-2025/