Photo: Roine Karlsson
Sete portugueses estão nomeados para o Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA) 2025, considerado o maior prémio de literatura infantil do mundo.
Entre os indicados estão a autora Adélia Carvalho, os ilustradores André Letria, Bernardo P. Carvalho, Catarina Sobral, Madalena Matoso e Mariana Rio, além da organização cultural Bairro dos Livros. A lista de candidatos, divulgada pelo Conselho Sueco das Artes, inclui 265 nomeados de 72 países e regiões, abrangendo promotores da leitura, autores, ilustradores e contadores de histórias.
O ALMA foi criado em 2002 pelo governo sueco para reconhecer contributos excecionais para a literatura infantil e juvenil. Para Adélia Carvalho e o Bairro dos Livros, esta é a primeira nomeação. Adélia Carvalho é fundadora da livraria Papa-Livros, no Porto, e da editora Tcharan, e já publicou diversas obras infantis, como “Quando for grande quero ser criança” e “Era uma vez o cão”. Já o Bairro dos Livros é uma cooperativa cultural sediada no Porto, conhecida pelos seus projetos editoriais e artísticos que promovem a leitura e a cultura.
O vencedor do ALMA 2025 será anunciado em 1 de abril de 2025. Em 2024, o prémio foi atribuido ao projeto australiano Indigenous Literacy Foundation, que promove a leitura junto das crianças de 427 comunidades nativas da Austrália.
Por Sara Oliveira