Oricia Domínguez Dos Santos foi escolhida para representar Portugal no Miss Universo 2021, que vai decorrer em Dezembro em Israel.

A representante das comunidades portuguesas na Espanha foi coroada na gala Miss Portuguesa na noite do dia 11 de setembro, ao lado de quem representará Portugal nos outros concursos de beleza.

A também consultora de imagem e fashion stilyst pretende demonstrar no Miss Universo “o empoderamento pela imagem”, o valor da perseverança e da sua essência multicultural, já que Oricia nasceu na Venezuela, a sua mãe é portuguesa e o seu pai é espanhol, pelo que ela tem as três nacionalidades.

Oricia também participou em concursos de beleza na Espanha e na Venezuela, e foi segunda finalista no Miss Venezuela 2018. O seu trabalho vai além das passarelas, já que como estilista de moda já trabalhou em publicações nas revistas GQ, Vogue e Vanity Fair.


Ela não só tem experiência na indústria da moda, como possui uma sólida formação académica em diferentes áreas: é formada em enfermagem (summa cum laude), com mestrado em styling e mídia audiovisual, e também tem estudos em liderança, marketing, coaching organizacional e finanças.


“Desde pequena tenho sido uma pessoa determinada, capaz de resolver os problemas que me surgiam e com uma grande paixão pela moda, já que a minha mãe, que era costureira, criou para mim vários vestidos, que eu desenhava, para modelar “, diz Oricia.

Essa perseverança a fez decidir fazer aulas de modelo desde muito jovem, embora ela eventualmente se concentrasse na sua formação académica. “Embora agora não trabalhe como enfermeira, pratico todos os dias a minha carreira,
pois há muitas coisas na minha saúde e no ambiente que podem ser prevenidas e curadas. É uma profissão para toda a vida”, explica.

A sua vocação para ajudar os outros levou-a a liderar diversos projetos sociais, um deles promovia a conexão de doadores e receptores de sangue, a levou a representar a Venezuela num concurso internacional de projetos sul-americanos. Oricia também participou no Encontro Internacional das Nações Unidas no México, onde trocou ideias com jovens de várias partes da América Latina sobre a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Oricia prepara-se entre Lisboa e Madrid em diferentes áreas para representar bem Portugal e lembrar às mulheres de todo o mundo que, através da sua imagem, podem empoderar-se e cumprir todos os objetivos a que se propõem.

A data final do Miss Universo ainda não foi definida, mas até agora sabe-se que será em dezembro de 2021
em Eilat, Israel, e que poderá ser visto em diversos canais internacionais.

O concurso Miss Portuguesa é o maior concurso de beleza português, que se realiza desde 2011, onde são escolhidas as candidatas portuguesas aos principais concursos de beleza do mundo