Apenas se podem candidatar ao prémio as instituições membros da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) que possuam as quotas em dia.
O prémio anual Fernão Mendes Pinto é atribuído pela AULP em parceria com a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), e as candidaturas abriram no dia 10 de abril.
Esta recompensa tem como objetivo galardoar uma dissertação de mestrado ou uma tese de doutoramento que contribua para “a aproximação das comunidades de Língua Portuguesa”, especificando relações entre comunidades de, pelo menos, dois países.
Os trabalhos dos participantes são agrupados por áreas distintas, entre elas, destacam-se as letras e artes, as ciências exatas, as ciências da saúde e da vida, e as ciências sociais e humanas, também com o propósito de integrar as diversas áreas da vida humana.
As candidaturas decorrem até ao dia 31 de julho, e o prémio tem um valor de oito mil euros. O regulamento poderá ser consultado no site da AULP, e a posterior publicação do trabalho fica a cargo do Instituto da Cooperação e da Língua.
Fontes: Site Instituo Camões e Site AULP