Natural de Leiria, Maria Helena Caseiro é a presidente da recém-criada associação de portugueses no México (Asociación de Portugueses en México AC), país onde reside há cerca de dez anos e é coordenadora do centro de língua portuguesa da Universidad Latina de America (UNLA), em Morelia Michoacan.
Unir a comunidade lusa, “através da criação de um espaço aberto de comunicação e diálogo”, proporcionar aos membros da associação “um convívio mais estreito para partilha da cultura portuguesa” e disponibilizar “meios e condições” para apoiar algum cidadão nacional que se veja em situação de vulnerabilidade são os principais objectivos da nova associação.
Citada pelo Jornal de Leiria, Maria Helena Caseiro conta que a ideia de criar a organização, num país onde o número de portugueses ultrapassa “em muito” os três mil registados na embaixada, “já tem alguns anos”.
“As distâncias que separam muitos de nós pareciam um grande obstáculo. (…) Com a situação da pandemia e o confinamento obrigatório verificou-se que estávamos à distância de um clique. Começámos por nos reunir via virtual e partilhar as nossas saudades de Portugal, da gastronomia, das festividades, por exemplo”, conta a docente.
Ler artigo completo em Jornal de Leiria