Esta iniciativa percorrerá todas as ilhas dos Açores, entre os meses de setembro e novembro, visando também sensibilizar a população açoriana para a valorização da diversidade cultural e a promoção da interculturalidade.

A Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove a iniciativa “9 ilhas, 9 ações”, com uma série de sessões de capacitação e ‘workshops’, que pretendem contribuir para a plena integração dos imigrantes e cidadãos estrangeiros nacionais de países terceiros residentes na Região.

A atividade “9 ilhas, 9 ações” insere-se no âmbito do projeto Ilhas Interculturais, uma organização conjunta da Direção Regional das Comunidades e da AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, financiada pelo Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI) e pelo Alto Comissariado para as Migrações (ACM). A Direção Regional das Comunidades é responsável pela operacionalização de quatro ações de um total de sete a desenvolver neste projeto.

O programa contempla a realização, em cada ilha, de sessões destinadas aos alunos do ensino secundário, aos trabalhadores da Administração Pública Regional e ao público em geral, envolvendo a participação de imigrantes e de estrangeiros nacionais de países terceiros.

O roteiro regional arranca na próxima sexta-feira, 29 de setembro, pelas 09h30, na ilha de São Jorge, no Auditório Cultural das Velas, com a realização de uma sessão sobre capacitação para a Interculturalidade “Construir pontes entre Culturas”, onde serão explorados os temas da integração e da interculturalidade em contexto escolar.

Pelas 11h00 inicia-se o debate cujo o tema é “Celebrar a Diversidade Cultural: Desafios e Oportunidades na Escola”, no qual se prevê a participação dos presidentes dos conselhos executivos das escolas secundárias da ilha de São Jorge e de um imigrante local, com moderação do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.

Às 14h00 tem lugar a sessão de capacitação “Acolher Pessoas e Culturas”, focada na temática da interculturalidade no atendimento ao público, destinada aos profissionais da administração pública regional da área do atendimento.

O debate sobre “Diálogo Intercultural: Unir Comunidades através da Diversidade e da Integração”, marcado para as 15h00, conta com as intervenções dos presidentes das câmaras municipais de Velas e da Calheta e de um imigrante local, e terá moderação do Diretor Regional das Comunidades.

Na sessão pública, aberta a toda a população, é apresentado, pelas 20h00, o monólogo “Vidas- Entre o Verde e a Saudade”, baseada nas vivências pessoais de imigrantes, interpretada pela atriz e artista plástica brasileira Ângela Fernandes.

O programa prossegue com uma conversa centrada na “Interculturalidade e vivências de imigrantes nos Açores”, com apresentação de testemunhos de vida de imigrantes locais. Pelas 21h15 terá lugar o ‘workshop’ “Intercultur’arte”, dedicado a técnicas de pintura, orientado pela artista plástica Ângela Fernandes.

Esta iniciativa insere-se na política do Governo dos Açores de sensibilização e promoção para uma plena integração dos imigrantes e cidadãos de outros países que residem nas nove ilhas do arquipélago.

Fonte: Site Governo dos Açores