Paulo Cafôfo viajou, pela primeira vez, até à Austrália para conhecer as comunidades Portuguesas e Lusodescendentes.
O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas deslocou-se até à Austrália entre os dias 17 e 28 de março para realizar contactos com as autoridades locais, encontros com organizações associativas e membros da comunidade portuguesa. Paulo Cafôfo viajou com “a ambição de promover parcerias para estimular o conhecimento da língua e cultura portuguesas”.
A visita às comunidades vai de acordo com o conjunto de iniciativas deste mandato, “Portugal no mundo: caminhos para a valorização da comunidade portuguesa”, e iniciou-se na Austrália onde residem cerca de 50 mil portugueses e luso descendentes.
Neste sentido, Paulo Cafôfo, com o foco na educação, visitou a Escola Portuguesa de Marrickville, onde promoveu “a candidatura dos alunos luso descendentes ao ensino superior em Portugal”, uma vez que, o ensino português da Austrália integra um Centro de Língua Portuguesa que abrange 700 alunos, 38 docentes e 23 escolas.
Com o intuito de também resolver alguns dos problemas que os portugueses enfrentam naquele país, Paulo Cafôfo, esteve no Consulado Geral de Portugal em Sidney, onde realçou “os esforços para melhorar o atendimento e valorizar os recursos humanos, e onde também lhe foi entregue um manifesto por parte dos funcionários, de reivindicação para a concretização de medidas e aumentos como em Portugal.
De encontro ao lema deste mandato, o Secretário de Estado reuniu com o Victorian Multicultural Commission, uma entidade que promove o multiculturalismo, para “explorar oportunidades para a comunidade portuguesa no estado de Victoria”, com o propósito, de “dar maior visibilidade à comunidade e que esta possa participar e liderar projetos de multiculturalismo”, no que diz respeito a “eventos de promoção da cultura portuguesa, bem como a expansão da língua portuguesa”.
Outro dos enfoques desta viagem foi também o associativismo, e por isso, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas quis conhecer alguns dos clubs existentes por toda a Austrália, que como tantos outros no resto do mundo promovem a cultura portuguesa, através de atividades de integração da comunidade.
O Festival de Petersham (na imagem de destaque) é uma das festas portuguesas mais emblemáticas do município de Inner West, que também contribui para esta integração da comunidade.
Fontes: Instagram de Paulo Cafôfo, Jornal da Madeira, Site País ao Minuto, Site da República Portuguesa