A Universidade de Coimbra reforçou a sua estratégia de internacionalização com uma visita oficial à Califórnia, nos Estados Unidos, centrada no aprofundamento da cooperação académica e científica com instituições de ensino superior e inovação da região de Silicon Valley.
A visita decorreu em San Francisco e Santa Clara e contou com uma comitiva liderada pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, João Nuno Calvão da Silva, em articulação com o Consulado-Geral de Portugal em São Francisco, chefiado pelo Cônsul-Geral Filipe Ramalheira. Integraram ainda a delegação o Diretor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, Edmundo Monteiro, o Subdiretor da Faculdade de Direito, João António Pinto Monteiro, a professora Marília Curado, membro do Conselho Geral da UC e diretora do Laboratório de Informática e Sistemas do Instituto Pedro Nunes, e a chefe da Divisão de Relações Internacionais da UC, Silvia Silva Dias.
Um dos momentos centrais da visita foi a formalização, a 20 de janeiro, de um Memorando de Entendimento com a Santa Clara University, a mais antiga universidade da Califórnia. O acordo foi assinado com a Presidente da instituição, Julie Sullivan, e estabelece bases para cooperação em áreas como engenharia, direito, inovação e empreendedorismo. No âmbito desta parceria, realizaram-se reuniões de trabalho com a School of Engineering, o Center for Global Law and Policy da School of Law e o Ciocca Center for Innovation and Entrepreneurship.
Ainda no mesmo dia, a comitiva da Universidade de Coimbra reuniu-se com a Presidente da Câmara de Santa Clara, Lisa Gillmor, num encontro institucional que reforçou os laços entre a cidade californiana e Coimbra, geminadas há vários anos. Santa Clara é considerada um dos principais polos económicos e tecnológicos de Silicon Valley.
No dia 21 de janeiro, a delegação visitou a University of California, Berkeley, onde manteve encontros com responsáveis das áreas de cooperação internacional, incubação de empresas, informática, ciência de dados, direito e estudos portugueses. A visita incluiu ainda contactos com os responsáveis pelo programa Berkeley Study Abroad, que em 2025 levou dez estudantes a Coimbra para participarem no programa de verão “Portugal Summer Internship & Cultural Heritage Journeyings”.
A segunda edição deste programa encontra-se em preparação, em colaboração com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e o Instituto Pedro Nunes, reforçando a mobilidade académica, a cooperação científica e o intercâmbio cultural entre Portugal e os Estados Unidos.
Com esta missão, a Universidade de Coimbra consolida a sua presença internacional e reforça parcerias estratégicas com algumas das mais relevantes instituições académicas e de inovação da Califórnia, alinhando-se com uma visão de cooperação global no ensino superior, na investigação e na transferência de conhecimento.
Fonte: Universidade de Coimbra
