A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades, promove a iniciativa “Conversas da Diáspora”.

Trata-se de um ciclo de transmissões online que pretende dar a conhecer cada uma das Casas dos Açores espalhadas pelo mundo, e a missão e o trabalho desenvolvido junto das comunidades de emigrantes e seus descendentes das suas áreas geográficas.

A próxima segunda-feira, dia 22 de fevereiro, pelas 18h30 dos Açores, marca o arranque da iniciativa com a Casa dos Açores em Lisboa, a mais antiga instituição desta natureza no mundo, como a primeira convidada das “Conversas da Diáspora”.

Para além de dar a conhecer ao grande público das redes sociais o percurso histórico e a situação atual das 16 Casas dos Açores e respetivas comunidades existentes nas Bermudas, Brasil, Canadá, Estados Unidos da América, Portugal (continente e Madeira) e Uruguai, esta atividade procura também reforçar a ligação entre a Região e estas instituições.

As “Conversas da Diáspora” vão para o ar todas as segundas-feiras, pelas 18h30 dos Açores, e serão transmitidas em direto através da página da Direção Regional das Comunidades na rede social Facebook, de 22 de fevereiro a 14 de junho.

De acordo com o calendário previsto, as transmissões serão sucessivamente dedicadas às Casas dos Açores de Lisboa (22 de fevereiro), Rio de Janeiro (1 de março), Califórnia (8 de março), Quebeque (15 de março), Norte (22 de março), São Paulo (29 de março), Bahia (5 de abril) e Nova Inglaterra (12 de abril).

A iniciativa inclui igualmente as Casas dos Açores de Ontário (19 de abril), Winnipeg (26 de abril), Santa Catarina (3 de maio), Rio Grande do Sul (10 de maio), Uruguai (17 de maio), Bermuda (31 de maio), Maranhão (7 de junho) e Madeira (14 de junho), sempre por ordem cronológica da respetiva fundação.

As Casas dos Açores são as instituições mais representativas da Açorianidade no mundo, personificando a identidade das gentes do arquipélago através do resgate, preservação e promoção do seu património e cultura, e assumindo-se como espaços aglutinadores e de afirmação para os açorianos e seus descendentes.

Estas associações são, também, importantes veículos de divulgação e de promoção dos Açores de hoje, assim como dos interesses da Região junto dos mercados e das instituições representativas das sociedades de acolhimento.

Saiba mais aqui: https://portal.azores.gov.pt/web/comunicacao/news-detail…