O Secretário de Estado das Comunidades José Luís Carneiro, inaugurou no passado dia 10 a Associação Casa da Comunidade Portuguesa em Angola que pretende, segundo os promotores, juntar os milhares de portugueses residentes naquele país.

Com sede em Viana, Luanda Sul, esta Associação, a primeira do género segundo os responsáveis, irá disponibilizar aos Portugueses que residem ou trabalham em Angola apoio apoio social, médico ou jurídico, promoção de eventos sociais e lúdicos, serviços que serão prestados a custo zero.

Ricardina Borges, jurista, advogada e mentora da associação, destacou que a ideia da criação do projecto se ficou a dever ao facto de ter estado a receber inúmeras solicitações durante esse longos anos de vivência e interacção com as pessoas. “Tenho recebido muitas solicitações de ajuda por parte de cidadãos que carecem de várias necessidades, como, por exemplo: custo financeiro, apoio de natureza jurídica e de saúde. A partir daí, surgiu a ideia de criar uma associação que pudesse responder a todos esses problemas, não só dos portugueses, mas também dos angolanos”, sublinhou a responsável.

Já Alexandra Bilreiro, cônsul de Portugal em Angola, falou da representatividade da associação para os portugueses que vivem em Angola. “Temos muito portugueses a viverem cá, que, por sinal, estão muito bem integrados, mas podem necessitar de algum apoio, daí a necessidade da criação desta associação para providenciar sempre em complementaridade com o consulado geral de Portugal”.

Os responsáveis referem que a Associação é “uma casa de todos e para Todos” que irá trabalhar em estreita colaboração com a embaixada de Portugal em Angola e com o consulado-geral de Luanda.

 

Vídeo de apresentação:

https://www.youtube.com/watch?v=kbOh6Jc0hOI