Por Rodrigo Matsuda

 

A Força Aérea Portuguesa (FAP) está a assinalar o 73.º aniversário com um conjunto de iniciativas na Figueira da Foz, entre 28 de junho e 6 de julho. O programa inclui exposições, demonstrações operacionais, atividades interativas e ações de proximidade com a comunidade.

As celebrações começaram com o hastear das bandeiras e a inauguração de várias exposições na Praça da Europa, no Centro de Artes e Espetáculos e no Museu Municipal Santos Rocha. Entre os destaques está a mostra “20 Anos EH-101 Merlin”, centrada no papel deste helicóptero em missões de salvamento, evacuação médica e operações militares.

Na praia de Buarcos, realizam-se até 4 de julho várias atividades para todas as idades, incluindo o Circuito de Obstáculos e, no dia 1 de julho, data da criação da FAP, decorrerá a iniciativa “Treina com a Força Aérea”, que permite contacto direto com militares da instituição.

A 29 de junho, realizou-se a Caminhada Solidária, junto à marginal da cidade, com mais de 1500 participantes e a passagem de dois caças F-16M. Segundo a página oficial da Força Aérea, foram recolhidos mais de mil quilos de bens, entregues a três instituições locais de proteção animal: o Grupo dos Amigos dos Animais da Figueira da Foz (GADAFF), a Associação de Proteção Animal da Figueira da Foz (APAFF) e a Associação Mundo dos Animais Resgatados (AMAR).

Ao longo da semana, o público pode ainda visitar aeronaves como o F-16M, o Alphajet e o Alouette III, experimentar simuladores de voo e participar em atividades ligadas à realidade virtual, robótica e inovação tecnológica. A entrada é gratuita em todas as iniciativas.