O concurso de apoio ao movimento associativo das comunidades portuguesas decorrerá entre 1 de outubro e 31 de dezembro de 2020, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros.

“Este apoio, atribuído pela Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), é dirigido a associações e federações das comunidades portuguesas, bem como a outras pessoas coletivas, nacionais ou estrangeiras, legalmente constituídas há mais de um ano, sem fins lucrativos ou partidários, que visem o benefício sociocultural da Diáspora e estejam credenciadas na DGACCP” refere o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado.

O apoio a conceder terá o limite máximo de 80% ou de 50% do valor considerado elegível do orçamento apresentado, consoante as entidades tenham sede no estrangeiro ou em Portugal.

Consideram-se prioritárias as ações do movimento associativo que privilegiem a promoção da língua e da cultura portuguesas, os jovens, a inclusão social, a capacitação e a valorização profissional, a participação cívica e política, o combate à xenofobia e o diálogo com as micro e pequenas empresas dos portugueses residentes no estrangeiro que queiram investir em Portugal.

As candidaturas terão de ser apresentadas exclusivamente junto do posto consular ou da secção consular da embaixada territorialmente competente, para os quais devem igualmente ser remetidas eventuais dúvidas.

Mais informações estão disponíveis no Portal do Ministérios dos Negócios Estrangeiros